Minas Consciente: Viçosa migra para a onda verde
Município foi habilitado pelo governo do estado a avançar para fase mais permissiva do programa
Viçosa volta para a Onda Verde do Programa Minas Consciente. Nesta sexta-feira, 29, o prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD) assinou o decreto nº 5613/2021, que confirma o município na onda mais permissiva do programa criado pelo Governo de Minas para normatizar a retomada das atividades econômicas durante a pandemia.
Na Onda Verde, estão permitidas a reaberutra de comércios e serviços considerados pelo Governo como não-essenciais. Entretanto, o município impõe suas próprias regras para normatizar o funcionamento dos estabelecimentos: bares e restaurantes estão permitidos até às 23h30, entretanto, sem colocação de mesas e cadeiras em vias públicas. E está mantida a proibição da realização de festas, eventos e shows no município.
No dia 03 de dezembro de 2020, o município regrediu para a Onda Vermelha e estava na Onda Amarela desde o início de janeiro. Os indicadores do Minas Consciente, monitorados pelo Governo de Minas com base em informações enviadas pelas Secretarias de Saúde dos municípios, servem para definir as mudanças das ondas do programa.
Desde quando aderiu ao Programa, em setembro de 2020, o município optou por seguir as recomendações válidas para a Microrregião, ao invés de seguir as normas da Macrorregião Leste do Sul (que inclui municípios como Manhuaçu e Ponte Nova).
FASE 3 DO MINAS CONSCIENTE
Na última quarta-feira, 27, o Governo de Minas lançou a terceria fase do programa Minas Consciente, que consiste em uma revisão das regras vigentes para considerar o novo momento da pandemia vivido pelos municípios. A "modernização" do Plano, como anunciado pelo Comitê Extraordinário Covid-19, levou em conta o início da vacinação e "prevê o funcionamento de todas as atividades, independente da onda, mas impõe mais restrições para garantir a segurança da população".
Com as novas regras, o comércio e a realização de eventos estão liberados mesmo se o município estiver na onda vermelha, desde que respeite as regras de distanciamento e evitem danos à saúde da sociedade. Como os municípios estão liberados para adotar medidas complementares, a realização de eventos segue proibida, conforme decreto.
Para o setor de ensino está sendo desenvolvido um estudo individualizado. Assim, as escolas ainda não passarão por mudanças neste momento. Foi aprovada, também pelo Comitê Extraordinário Covid-19, a criação de um Grupo de Trabalho para debater as possibilidades de retomada das aulas presenciais. O grupo será formado por membros das Secretarias de Estado de Saúde e de Educação, da Sociedade Mineira de Pediatria e da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissionais Afins.
Como medida para evitar o contágio, o Governo de Minas também cancelou o ponto facultativo de carnaval, como já foi noticiado.
Comentários (0)
Comentários do Facebook