Mais uma Feira Agroecológica da Violeira neste domingo
Após um ano de atividades, a Feira Agroecológica e Cultural da Violeira continua avançando na valorização da agroecologia em Viçosa e na oferta de produtos livres de agrotóxicos e insumos químicos; respeitando o meio ambiente; integrando produtores, consumidores e a comunidade viçosense; e promovendo atividades culturais e um consumo mais consciente.
A próxima edição da feira acontece neste domingo, 4 de setembro, das 08 às 12 horas. O encontro é realizado no pátio da Comunidade Presbiteriana de Viçosa (CPV), no bairro Violeira, e reúne diversos agricultores, artesãos e produtores de culinária e cosmética alternativa. Na feira são ofertados produtos mais saudáveis e naturais, além de opções para quem têm restrições alimentares ou alergias (intolerantes à lactose, glúten, veganos e vegetarianos).
A iniciativa faz parte do projeto de extensão “Participação, integração e empoderamento comunitário: alternativas de desenvolvimento local para o bairro Violeira, Viçosa (MG)”, coordenado pela professora do Departamento de Economia Doméstica (UFV), Ana Lidia Galvão. A professora afirma que a ideia surgiu a partir de uma demanda da comunidade e que a proposta do projeto é trabalhar o desenvolvimento como um todo, não apenas o crescimento econômico, mas também a socialização das pessoas.
Organizadas pelas famílias produtoras, as feiras agroecológicas permitem a compra direto das mãos de quem produz, e fortalecem a economia local e solidária. Ana Lídia destaca que nos últimos meses tem crescido o número de produtores e também a participação dos consumidores. O próximo passo é aumentar a periodicidade da feira, que atualmente acontece todo primeiro domingo do mês. A proposta agora é que ela seja realizada a cada 15 dias.
“Os produtores estão demandando muito e os consumidores também, mas nós ainda precisamos definir o dia certo. Tem gente que quer que seja no domingo, tem gente que quer durante a semana. Nós também estamos fazendo uma parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-UFV) para expandir as feiras e atingir um público ainda maior. Aos poucos as pessoas estão se conscientizando que não é apenas a oferta de produtos orgânicos, que agroecologia é um estilo de vida e isso faz toda a diferença”.
A Feira Agroecológica e Cultural da Violeira atualmente é uma parceria entre a UFV, o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), a CPV, e o Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Viçosa.
Comentários (0)
Comentários do Facebook