Lar dos Velhinhos receberá auxílio do Governo Federal
Recurso poderá ser utilizado na compra de equipamentos de proteção individual para os funcionários da instituição
Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) solicitaram auxílio emergencial para fortalecer o enfrentamento da Covid-19, disponibilizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O Lar dos Velhinhos, em Viçosa, se inscreveu para receber o benefício de R$ 85.906,00, conforme divulgado ontem, quarta-feira, 28.Conforme a direção do Lar dos Velhinhos, o MMFDH entrou em contato com a instituição no dia 4 de setembro, informando que ela teria direito ao benefício e depois disso foi enviada toda a documentação solicitada e a entidade foi considerada apta a receber o auxílio.
O recurso é regulamentado pela lei federal 14.018/2020, que assegura a distribuição de valores considerando o número de funcionários e de idosos atendidos em cada instituição. O Lar dos Velhinhos acolhe 37 idosos (13 homens e 24 mulheres) e conta com 23 funcionários.
O Ministério informou que mais de 1,8 mil ILPIs se inscreveram para receber o auxílio financeiro e que a lei prevê distribuição de R$ 160 milhões para o enfrentamento da Covid-19.
RECURSO
O auxílio financeiro do Governo Federal poderá ser utilizado pelo Lar dos Velhinhos para ações de prevenção e combate a Covid-19, na compra de equipamentos médico-hospitalares de livre comercialização; alimentos; produtos e materiais para limpeza e descontaminação dos ambientes; fraldas geriátricas; dentre outros. Além disso, poderá ser utilizado para compra de equipamentos de proteção individual; itens de higiene (sabão líquido e álcool 70%) para funcionários.
A lei federal 14.018/2020 permite ainda a aquisição de medicamentos, sob prescrição médica, que favoreçam o bem-estar dos idosos. No entanto, é proibido usar o recurso para compra de medicamentos de uso controlado ou contínuo, distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde por meio da rede pública ou de farmácias conveniadas.
COVID-19
O Lar dos Velhinhos de Viçosa não registrou nenhum caso positivo de Covid-19. Já a Casa de Melhor Idade Dom Silvério, em Porto Firme, teve um surto da doença e cinco idosos foram a óbito. Em Piranga, no Lar São José, seis idosos faleceram em decorrência da doença.
Comentários (0)
Comentários do Facebook