Hospital São Sebastião inicia triagem de sintomáticos respiratórios
O Hospital São Sebastião (HSS) deu início nesta semana ao serviço de pré-triagem de pacientes sintomáticos respiratórios, conforme orienta o Ministério da Saúde, para controle do avanço da pandemia da Covid-19. A triagem acontece no serviço de emergência da unidade e todos os pacientes que se enquadrem na situação passarão por avaliação, antes de acessar as dependências do hospital.
De acordo com o HSS, o objetivo é rastrear as pessoas que estejam com sintomas respiratórios e oferecer a elas atendimento e direcionamento adequado, evitando o contato de um possível contaminado com Covid-19 com outras pessoas nas dependências da unidade hospitalar. O serviço está em fase de implementação e poderá, a qualquer momento, sofrer alterações.
No Hospital São João Batista (HSJB) os pacientes passam por triagem seguindo o protocolo de Manchester (padrão para pronto atendimento), mas devido a pandemia, aqueles que apresentam sintomas gripais ou respiratórios estão sendo encaminhados diretamente para avaliação médica. Segundo o diretor do HSJB, Sérgio Pinheiro, o paciente é atendido pela equipe devidamente paramentada com os EPIs (equipamentos de proteção individual) e a medida visa reduzir o contato dele com outras pessoas. Além disso, toda área da unidade hospitalar por onde o paciente passar é interditada para desinfecção, conforme recomenda o protocolo de saúde.
Pacientes com sintomas leves e moderados de síndromes gripais também podem ser atendidos na Unidade Covid-19, criada pela UFV (Universidade Federal de Viçosa) e PMV (Prefeitura Municipal de Viçosa). A unidade está localizada na UAES (Unidade de Atendimento Especializado em Saúde), rua José dos Santos, centro, próximo ao antigo Colégio de Viçosa.
A UFV e PMV também fazem atendimentos pelo "Telessaúde Covid", que pode ser acionado diariamente, das 7h às 19h, pelos telefones: (31) 3612-5500, 3612-5502 e 3612-5507.
Comentários (0)
Comentários do Facebook