GREVE - Estudantes ocupam Pavilhões de Aulas na UFV

GREVE - Estudantes ocupam Pavilhões de Aulas na UFV

Em greve desde a zero hora desta sexta-feira, 11, os estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) ocuparam nesta manhã os dois pavilhões de aulas do Campus Viçosa, o PVA e o PVB.

De acordo com os estudantes a mobilização é para garantir que a Reitoria suspenda o calendário escolar e para isso, contatos estão sendo mantidos com o representante deles (estudantes) no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), único órgão capacitado para tomar essa decisão.

Há denúncias de que alguns professores estariam ameaçando os alunos em greve e sobre isso a recomendação é a de que o estudante ameaçado denuncie o fato ao comando de greve e ao Diretório Central dos Estudantes (DEC), se possível com registro de provas e testemunhas.

Na entrada do PVA, por volta das 10 horas dessa manhã, houve confrontos entre os estudantes que ocupavam o prédio e os que queriam entrar para assistir aulas. Houve bate boca e tentativa de arrombamento da porta de entrada do PVA. Dois professores também se desentenderam ao apresentarem opiniões divergentes sobre o movimento.

Ainda não existe um posicionamento oficial da Reitoria sobre a Greve dos Estudantes, que continuam, por tempo indeterminado, a ocupar os PVAs.

Clima tenso no PVA ocupado

A temperatura esquentou no Pavilhão de Aulas (PVA), hoje, por volta das 11 horas, quando houve confronto entre os estudantes grevistas e os contrários à greve. Na tentativa de entrar no pavilhão ocupado alguns alunos, mais exaltados, chutaram a porta de vidro e bateram boca com os colegas que estavam dentro do prédio.

Com a chegada dos servidores, que também estão em greve, os ânimos ficaram mais acirrados porque as fileiras de quem esta a favor do movimento foram engrossadas.

Muita gente se aglomerou em frente ao Pavilhão de Aulas e até membros da direção superior com o vice-reitor João Carlos Cardoso e a pró-reitora de Administração, Leiza Maria Granzinolli marcou presença.

O defensor Público Estadual, Glauco Rodrigues de Paula, conversou com os estudantes. Ele disse que a desocupação do prédio pode ser feita pela própria administração da UFV ou via judicial. Nesse último caso, deverá ser acionada a justiça federal, através de um advogado constituído, para que seja pedida a reintegração de posse. Mesmo assim, caso isso venha a acontecer, a parte contrária poderá recorrer.

Os estudantes continuam ocupando os dois pavilhões de aulas do campus.

 


 Defensor Público, Glauco de Paula tira dúvidas de estudantes sobre a ocupação dos Pavilhões de aula na UFV


Servidores da UFV fazem Assembleia Comunitária

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em greve contra o congelamento de investimentos públicos pelo Governo Federal, fizeram uma assembleia comunitária na manhã desta sexta-feira, 11, em frente à sede da Câmara Municipal de Viçosa. Alguns estudantes e professores também participaram.

A intenção foi a de sensibilizar os vereadores, legítimos representantes do povo, a unir forças para a tentativa de derrubada da PEC 55, a ser votada no Senado Federal, que entre outros pontos prevê o congelamento de investimentos em todos os setores públicos do governo.


A assembleia dos servidores foi realizada em frente a Câmara Municipal



 

UFV: ocupação dos Pavilhões de Aulas tem hora para termina

 

Os estudantes que estão ocupando os dois pavilhões de aulas da Universidade Federal de Viçosa (UFV) informaram na tarde dessa sexta-feira, 11, que os dois prédio serão liberados por volta das 20 horas.

A ocupação fez parte de uma decisão tomada durante a assembleia estudantil, realizada ontem, quinta-feira, 10, atendendo uma pauta nacional do movimento que acontece em todo o Brasil.

A previsão é a de que os estudantes desocupem os dois prédios às 20 horas, quando em seguida ocorrerá uma assembleia na tenda armada no gramado do Bernardão, onde estão acontecendo as atividades da Semana da Consciência Negra.

Um dos assuntos da pauta são os rumos do movimento grevista dos estudantes. Eles vão definir, por exemplo, se outros setores da UFV poderão ser ocupados.

A assembleia dos estudantes está marcada para as 20h30.


 

Links relacionados: 

 Estudantes da UFV deflagram greve

 Professores não entram em greve