Foi um sucesso o Carnaval de Viçosa

Foi um sucesso o Carnaval de Viçosa

Alegria da terceira idade marca desfile do Vem Quem Quer

O Bloco Carnavalesco Vem Quem Quer, pela 37ª vez esteve na avenida, sem interrupção e abriu os festejos carnavalescos de Viçosa, na última quinta-feira. Com concentração na esquina das ruas Afonso Pena e Doutor Brito.
O desfile deste ano foi marcado pela alegria contagiante dos componentes do Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI) que, durante todo o percurso, além das tradicionais marchinhas carnavalescas, cantaram a marcha tema do bloco “Sonora Idade”. Saindo da concentração pela Rua Afonso Pena e passando pela Rua dos Passos, Rua Doutor Milton Bandeira, Travessa Tancredo Neves, Praça Silviano Brandão e Travessa Belo Lisboa, o desfile encerrou-se Praça da Estação Cultural Hervé Cordovil. Durante todo o percurso, caiu uma fina garoa que animou mais ainda os participantes. Só depois da apresentação é que caiu um temporal. Aquela chuva que o viçosense há muito estava esperando.
Neste ano, o bloco homenageou o pessoal da terceira idade do município, nas pessoas de Alcides Alves, Geralda Antério e Salvador Pena (Seu Dodô), todos já aposentados em suas profissões.


Alcides Alves

Natural de Tiradentes-MG, 83 anos, vive em Viçosa desde os finais dos anos 50. Musicista, tem o saxofone como companheiro há muitos anos. Participou por vários anos de uma Banda de Música que existia na Universidade Federal de Viçosa (Banda da ESAV). Atualmente participa da Lira Santa Rita em Viçosa. Carnavalesco assumido, compõe diversos grupos de samba, pagode, chorinho e demais ritmos da cultura brasileira, durante todo o ano.

Geralda Antério

Costureira, nasceu em Viçosa em 08 de janeiro de 1933 (82 anos). Moradora do Bairro União, há mais de 30 anos está envolvida com o Carnaval de Viçosa, onde começou confeccionando fantasias, sem nenhum custo, para as escolas de samba.
Há vários anos é a rainha da Ala das Baianas da Escola de Samba Turunas do Vale, mas já desfilou em várias outras, como Unidos dos Passos, Ufevianos e Juventude Imperial.
Gosta tanto de Carnaval que ressaltou o seu desejo – quando chegar a hora indesejada – de se despedir em plena avenida durante o desfile de sua escola atual, a Turunas do Vale.


Salvador Pena

Alfaiate. Caçula de uma família de 10 filhos de um casal de imigrantes Italianos nasceu em 24 de agosto de 1923, em Teixeiras-MG. Desde menino já mostrava seus dons artísticos, quando confeccionava agulhas de tricot com bambu e vários outros artesanatos. Cresceu e tornou-se músico, chegando a gravar um disco de solos de violão na era de ouro da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte.
Sem deixar a profissão de alfaiate de lado, mudou-se para Viçosa-MG, onde concluiu o curso de capacitação para professores primários na Colônia Vaz de Melo. Mais tarde, lecionou nesta mesma instituição como professor de música, artesanatos, mágica, pinturas, dentre outros. Conheceu a arte de se fazer carimbos montando a primeira fábrica ali mesmo. Lecionou, também, como professor de artes no saudoso “Grupo da Praça”, hoje, Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes (Casb). Fez mágicas em festas, fotolitos, clichês, placas de acrílico entre tantas outras coisas.
Participou e ainda participa de vários eventos ligados a cultura como grupo da melhor idade, exposição de artes e outros.

 Unidos do Pintinho vence Desfile das Escolas de Samba de Viçosa

Com o enredo Cultura Popular Brasileira, a agremiação Unidos do Pintinho foi a grande campeã do tradicional Desfile das Escolas de Samba de Viçosa, que aconteceu na noite do sábado, 7, dentro da programação do CarnaViçosa 2015. A escola garantiu nota máxima em seis dos sete quesitos avaliados. Já a Unidos dos Passos foi a segunda escola melhor avaliada pelo juri.
Os desfiles aconteceram na Praça Marechal Deodoro, ao lado da Estação Hervé Cordovil, onde foi montada a passarela do samba com uma grande estrutura, com direito a arquibancada com capacidade para 1000 pessoas e palanques para autoridades e jurados. Estima-se que mais de 3 mil pessoas tenham prestigiado o desfile.
A agremiação Unidos dos Passos foi a primeira escola a entrar na avenida. Seu enredo homenageou a Estação Primeira de Mangueira, escola carioca madrinha da viçosense. Já a Unidos do Bom Jesus, segunda escola a desfilar, veio com o tema "Alegria Sim, Homofobia Não", colocando na avenida um enredo que discorreu sobre as diferenças e o preconceito.
A terceira agremiação a desfilar foi a Unidos do Nova Viçosa e Posses, que trouxe o enredo "Explosão do Samba", enaltecendo os berços do samba viçosense, citando ícones como o Bar do Trevo, a Rádio Quintal do Samba e o projeto Vitrine do Samba, da professora Teinha, do Curso de dança da UFV.
E por último desfilou a campeã Unidos do Pintinho, que veio com o enredo "A Cultura Popular Brasileira", homenageando culturas como a capoeira, o maracatu, o frevo, o futebol e outros aspectos que identificam a paixão nacional.

 

Matinê e Desfile das Campeãs neste sábado

Devido às fortes chuvas do último domingo, dia 8, o desfile das campeãs e a matinê foram adiadas para este sábado, dia 14. A festa acontecerá na Estação Hervé Cordovil, a partir das 17 horas.

Para a matinê, além de brincadeiras, marchinhas no som mecânico e ainda contará com o show do musicista viçosense Tyaga que sobe ao palco acompanhado de seu conjunto e de músicos convidados. Tyaga fará um momento voltado para arte educação e conscientização ambiental através de um show composto por canções próprias e ainda marchinhas que proporcionarão um clima de carnaval, sem censuras de idade.
Após a matinê será a vez do desfile das escolas Unidos dos Passos e Unidos do Pintinho, vice-campeã e campeã do Carna Viçosa 2015. O desfile terá formato de apresentação quando o público poderá contemplar ainda mais as alas, os itens julgados pelo júri e o samba enredo e bateria. esta programação tem início previsto para às 20 horas.