Enfermeiro assume a secretaria de Saúde de Viçosa

Raimundo têm terceiro secretário de Saúde em menos de um ano de gestão

Enfermeiro assume a secretaria de Saúde de Viçosa

Antônio José Maciel não é mais secretário de Saúde de Viçosa. O ex-professor universitário pediu exoneração na última terça-feira, 26, após quase quatro meses à frente da pasta mais complexa da prefeitura. Em seu lugar, o prefeito nomeou o enfermeiro Rainério Rodrigues Fontes, de 29 anos.

Essa é a segunda troca de secretários de Saúde do prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD), cuja gestão tem encontrado dificuldades para manter o posto ocupado pela mesma pessoa por um período de tempo relevante, colocando em xeque a continuidade de políticas públicas, acarretando prejuízo na assistência e no próprio funcionamento administrativo da secretaria.

NOVO SECRETÁRIO

Rainério Rodrigues Fontes tem 29 anos e é enfermeiro, formado em 2015 pela Univiçosa. Ele é natural de Viçosa, mas cresceu em São Miguel do Anta, onde permaneceu até 2009 antes de voltar para Viçosa para estudar.

O enfermeiro começou sua carreira profissional trabalhando em uma empresa privada e também teve experiência em órgãos públicos. Na gestão do prefeito  ngelo Chequer, atuou na Atenção Básica, coordenando as unidades da Barrinha, do distrito de Cachoeira de Santa Cruz e do Centro. Atuou por seis meses como chefe do setor de Regulação e Auditoria da Secretaria de Saúde e, em 2009, assumiu o cargo de Enfermeiro Auditor do Hospital São Sebastião (HSS), função que deixou para assumir o cargo de Secretário de Saúde.

Ao Folha da Mata, o novo secretário declarou que o cargo é de grande responsabilidade e que chega para buscar o melhor para Viçosa: “Temos um desafio enorme pela frente. Ainda estamos lidando com a pandemia, que não acabou. Graças a Deus, com a vacinação as coisas já estão mais flexíveis”, avaliou.

Sobre os problemas na Atenção Primária, Rainério assumiu que as unidades de Estratégia de Saúde da Família precisam ser reestruturadas. Para ele, é necessário investir na oferta de insumos e profissionais: “É preciso qualificar os profissionais e fornecer condições de serviço a eles. Já realizei contato com alguns médicos, convidando-os para trabalhar conosco, para completar o quadro de funcionários. Assim, iremos dar uma assistência digna à população. Isso é um pedido especial do prefeito Raimundo. Precisamos estruturar o serviço para que tenhamos uma saúde melhor”, finalizou Rainério.