Eleições 2016: vão começar as convenções partidárias

Eleições 2016: vão começar as convenções partidárias

Dentro das novas normas previstas na reforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional em 2015, a partir do próximo dia 20 até 5 de agosto, os partidos poderão fazer suas convenções para a escolha dos candidatos que irão disputar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de 2 de outubro próximo.
As novas normas introduziram mudanças nos prazos eleitorais, dando um aumento de período para apresentação dos registros de candidaturas, diminuindo a duração da propaganda no rádio e na televisão e, ainda, trouxeram a proibição de doações de empresas privadas para as campanhas políticas. De acordo com as novas normas, os partidos deverão se manter por meio de doações de pessoas físicas e de recursos do Fundo Partidário.

Rádio e TV
Depois de 6 de agosto, as emissoras de rádio e televisão, como concessões públicas que são, estão proibidas de veicular opinião favorável ou contrária a candidatos e partidos políticos. As televisões não podem dar tratamento privilegiado a candidatos de forma dissimulada em novelas ou filmes.
No dia 15 de agosto, às 19 horas, termina o prazo para registro de candidaturas nos Tribunais Regionais Eleitorais. No dia seguinte a propaganda passa a ser permitida na internet e nas ruas. Segundo a lei eleitoral, os candidatos podem participar de carreatas, distribuir panfletos e usar carros de som de 8 às 22 horas. A propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa no dia 26 de agosto e terá a duração de 45 dias, diferente das últimas eleições quando esse prazo era de 90 dias.

Eleição em Viçosa
Em Viçosa, a pré-candidata a prefeita, Cristina Fontes, está acenando como muito certo o nome do vereador Geraldo Cardoso (Geraldinho Violeira) como seu candidato a vice. A partir da semana que vem, quando acontecerá a Convenção Partidária, essa tendência deverá ser concretizada. Os nomes de Luiz José de Arruda Alves (Tilu) e de Vera Sônia Saraiva correm por fora.
Também está marcada para esta quinta-feira, 14, uma reunião no Partido dos Trabalhadores, que deverá indicar o vereador Marcos Nunes como candidato do PT a pré-candidato ao cargo de prefeito de Viçosa. Ainda não há suposições de quem poderia sair como vice.
Pelo lado do atual prefeito, a informação é de que segue ferrenha a briga pela escolha do nome do vice para a formação da chapa na disputa do cargo maior ao Paço Municipal. Francisco Machado, ex-vereador, aparece com maior força, mas não está descartada a possibilidade de Marilange Santana, atual presidente da Câmara Municipal, ser a preferida na convenção do partido, que ainda não tem data marcada.

 

Nas próximas semanas deverá ser definido se o cargo de prefeito de Viçosa será mesmo disputado por

Ângelo Chequer, Cristina Fontes e Marcos Nunes