Detra realiza campanha na Semana Nacional do Trânsito

Detra realiza campanha na Semana Nacional do Trânsito

Entre os dias 18 e 25 deste mês, foi promovida em todo o país a Semana Nacional do Trânsito, prevista pela Lei nº 9503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro. Em Viçosa, com o tema “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito - 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, a Semana foi marcada por diversas ações educativas e de conscientização de pedestres e condutores, promovidas pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal (Detra-PMV).
Durante toda a semana, escolas, vias e estacionamentos da cidade receberam uma equipe de agentes de trânsito e a psicóloga de do Detra/PMV, Juliana Ladeira, em palestras e intervenções que lembravam a importância da ação de cada para que a cidade tenha um trânsito mais seguro para todos. Uma dessas ações consistiu numa série de blitz educativas na Avenida Marechal Castello Branco e na Rua Benedito Valadares, em que motoristas e motociclista eram parados e, após receber um panfleto e ouvir sobre a Semana, eram convidados a aderir à campanha e colar o adesivo no carro. Além disso, o Programa de Educação para o Trânsito (Petra), que trabalha com crianças de diversas escolas, de forma lúdica, teve suas atividades intensificadas.
Outra ação planejada pelo Detra/PMV e que chamou a atenção, aconteceu na Praça Hervé Cordovil, em frente à antiga estação ferroviária, na sexta-23, quando algumas vagas de estacionamento de veículos, próximas a uma reservada para motoristas com necessidades especiais, receberam cadeiras de rodas com um cartaz onde se podia ler algumas das "desculpas" dadas por motoristas para justificar o estacionamento em lugar proibido, como por exemplo, "não demoro", "só vou ali", entre outras.
Segundo Juliana Ladeira, estacionar em local proibido representa é a infração com maior volume de reclamações recebidas pelo Detra e, por esse motivo, foi feita essa intervenção com o objetivo de conscientizar os condutores que têm o péssimo hábito de se utilizar dessas espertezas para burlar as leis de comportamento no trânsito da cidade.