Demetrius participa de primeira reunião de reitores com presidente Lula

Encontro aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília

Demetrius participa de primeira reunião de reitores com presidente Lula

Na manhã desta quinta-feira, 19, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros da Educação, Camilo Santana, e da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, se reuniram com reitores de universidades e institutos federais no Palácio do Planalto, em Brasília. De acordo com o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, o encontro abordou as principais questões que têm impactado o funcionamento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), assim como a educação e o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Ifes (Andifes) e reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Fonseca, destacou a satisfação das instituições ao encontrarem um ambiente democrático e a disponibilidade para a busca de soluções. “As universidades federais foram detratadas e esganadas orçamentariamente. Fomos alijados do nosso papel natural, que é estar a serviço do Brasil e dos projetos de desenvolvimento nacional”, disse. 

Ricardo também ressaltou a disposição das Ifes, assim como a importância de existirem condições e meios dignos e adequados para que elas possam atuar estrategicamente. “Nós sabemos que o berço da produção de ciência e tecnologia são as universidades públicas brasileiras e, sem ciência e tecnologia, não há desenvolvimento, não há soberania, não há civilidade”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o país está “começando um novo momento” e ressaltou o papel central da educação: “não existe, na história da humanidade, nenhum país que conseguiu se desenvolver sem que antes tivesse resolvido o problema da formação do seu povo”. 

Dentre os compromissos assumidos pelo governo nesta quinta-feira estão reuniões anuais entre a Presidência da República, ministros e dirigentes das Ifes; nomeação de reitores escolhidos pelas comunidades acadêmicas; ampliação de vagas; reajuste de bolsas e a finalização de obras paradas.

Assim como o presidente da Andifes e os outros reitores, o professor Demetrius reforçou que a UFV continua à disposição da sociedade brasileira. “Nos últimos anos, em que fomos surpreendidos e desafiados inúmeras vezes, principalmente pela pandemia de covid-19 e pelos consecutivos cortes orçamentários, não deixamos de cumprir nossa missão. Não será diferente agora. Esperamos encontrar as condições e meios necessários para permanecer honrando nosso compromisso com o Brasil”.

Também participaram da reunião os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Secretaria-geral da Presidência, Márcio Macêdo; a secretária de Educação Superior, Denise Carvalho, e os presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mercedes Bustamante.

demetrius-e-camilo-santa

Ministro da Educação, Camilo Santana, e o reitor Demetrius David da Silva