Curso do Pronatec/Cesec Viçosa é destaque no encontro de iniciação científica da FDV

Pela primeira vez alunos de cursos técnicos participaram do evento

Curso do Pronatec/Cesec Viçosa é destaque no encontro de iniciação científica da FDV

Nos dias 27 a 29 de outubro de 2022, a FDV (Faculdade de Viçosa) realizou a 6ª edição do seu Encontro de Iniciação Científica – ENIC FDV.  No ano passado, a organização possibilitou que alunos de cursos técnicos participassem do evento.

Com a abertura promovida pela FDV, 21 alunos do Curso Técnico em Administração do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), do Governo Federal, que funciona no CESEC de Viçosa, puderam apresentar seus trabalhos no ENIC FDV 2022.

Os trabalhos dos alunos do Curso Técnico foram desenvolvidos na disciplina de Métodos Quantitativos Aplicados à Administração, ministrada pelo Prof. Alan de Freitas Barbieri, que é graduado em Administração e Mestre em Biotecnologia.

Nesta primeira participação de alunos de nível técnico no evento da FDV, o curso do PRONATEC/CESEC teve dois de seus trabalhos classificados como “Top 10” entre os dez melhores do ENIC FDV: “Perfil das famílias, renda, consumo e comportamento na aquisição de hortaliças na cidade de Viçosa-MG”, do aluno David Henrique Felicíssimo, e o trabalho “Fatores que interferem no preço final do projeto solar fotovoltaico para um mesmo potencial de consumo de energia (kWh)”, da aluna Ana Carolina da Silva.

Segundo a Supervisora do curso Técnico em Administração do Pronatec, Maria Aparecida Saraiva David, e a Diretora do CESEC, Lídia David Leal Miranda, a participação dos alunos no ENIC FDV 2022, com a apresentação de trabalhos ultrapassou todas as diretrizes e os objetivos do programa e contribuiu significativamente com a formação dos estudantes.

Segundo o aluno David, autor premiado do Pronatec no evento, “os estudos realizados e a elaboração do seu trabalho certamente contribuem para melhorar nossas habilidades práticas quanto à visão de mundo, em relação ao conhecimento” e que “participar do ENICFDV 2022, foi uma experiência única”. 

Já para a aluna Ana Carolina, além do crescimento de seu currículo, apresentar o trabalho foi uma experiência pessoal importante pois “venceu a timidez e o medo de falar em público”.