Crises respiratórias: Prefeitura aumenta capacidade de atendimento pediátrico

Nesta época, é comum as crianças apresentarem problemas respiratórios como bronquiolite e pneumonia, segundo a Secretaria de Saúde

Crises respiratórias: Prefeitura aumenta capacidade de atendimento pediátrico

A Secretaria Municipal de Saúde registrou, nos últimos 15 dias, um aumento expressivo de internação de crianças na pediatria do Hospital São Sebastião, provocando congestionamento geral na Rede Municipal de Saúde. 

O secretário municipal de Saúde, Rainério Fontes, pede aos pais e responsáveis que procurem, também, o Hospital São João Batista no caso da necessidade do atendimento hospitalar adulto, uma vez que no período sazonal é comum as crianças apresentarem problemas respiratórios como bronquiolite e pneumonia. 

Para ajudar na diminuição do número de internações, a Rede Municipal de Saúde tem realizado encaminhamentos para crianças que apresentam problemas respiratórios. “Nós contamos com médicos em toda a Atenção Primária. A única Unidade Básica que se encontra sem médico no momento é a UBS de Nova Viçosa, mas uma equipe especializada está disponível para atendimentos e encaminhamentos. Também contamos com três pediatras, que realizam atendimentos eletivos, direcionados pelas Unidades Básicas de Saúde”, reforça o secretário. 

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com os hospitais de Viçosa, implementou um plano de contingência, para os próximos 90 dias, com a disponibilização de mais 10 leitos pediátricos no Hospital São Sebastião e mais cinco leitos clínicos adultos no Hospital São João Batista, com o objetivo de conseguir atender todas as demandas de saúde neste momento. “A população adulta que necessitar de atendimento hospitalar, deve procurar o Hospital São João Batista, para que tenhamos um melhor fluxo nos atendimentos dos hospitais”, conclama o secretario.