Confira a programação das Paróquias de Viçosa no Dia de Finados

A prefeitura de Viçosa também promoveu algumas ações para facilitar o acesso das pessoas aos cemitérios

Confira a programação das Paróquias de Viçosa no Dia de Finados

O Dia de Finados faz parte de um costume católico, que consiste na visitação das sepulturas dos entes queridos, enfeitar seus túmulos com flores, acender velas e rezar por suas almas no cemitério ou em templos religiosos, numa manifestação de recordações e fé na ressurreição dos mortos.

Seguindo a tradição, as paróquias Viçosa prepararam uma programação especial para amanhã, quinta-feira (2), feriado de finados. Confira:

Santuário de Santa Rita de Cássia 

- De 6 horas da manhã até as 20 horas. – Visitação dos fiéis aos túmulos dos sacerdotes Cônego Modesto Paiva *(16/06/1898-16/02/1955) e Padre Carlos dos Reis Baêta Braga *(6/01/1927- 6/05/1999), no Batistério do Santuário (interior da igreja). 

- Às 7 horas da manhã, às 15 horas e às 19 horas -  Missas no Santuário,

- Às 9 horas da manhã - missa na Igreja de Santo Antônio, no Cantinho do Céu.

 

Paróquia São João Batista

- Às 8 horas, Missa no cemitério parque Colina da Saudade

- Às 19 horas, missa na Paróquia

Paróquia de São Silvestre

- Às 17 horas, missa no Cemitério de São José do Triunfo

- Às 19 horas, missa na Paróquia

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima

- Às 7 horas e ás 19 horas, missas na Paróquia

*O Cônego Modesto Paiva foi pároco da matriz de Santa Rita de 1947 a 1955 e foi o responsável pela construção do templo onde hoje ele se encontra. Padre Carlos o substituiu em 1957 e permaneceu até seu falecimento. 

Prefeitura

A prefeitura de Viçosa promoveu algumas ações para facilitar o acesso das pessoas aos túmulos de seus entes queridos, principalmente no cemitério parque Colina da saudade, onde foram instaladas placas indicativas de quadras e respectivos túmulos.

Além do Colina, também foram realizados serviços de manutenção, com a realização de roçagens, limpezas, pinturas de meios-fios, podas de árvores nos cemitérios Dom Viçoso e dos distritos de São José do Triunfo e Cachoeira de Santa Cruz, conforme informou o responsável pelo setor, Robson Adriano Rios de Azevedo. A equipe que executou o trabalho foi formada por Cláudio Roberto, Adão de Souza, Jorge Batista, Antônio Tadeu, Alexandre Serafim, José Francisco, Juarez Rodrigues, João Batista, Carlos Roberto e Marivaldo pereira 

Há também projetos direcionados às necrópoles de Viçosa. No Dom Viçoso, cemitério mais antigo da cidade, onde existem, atualmente, cinco quadras com um total de 1.250 túmulos, está em andamento um projeto, via Cimvalpi (Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga), para a reforma das instalações elétricas do Campo Santo. Já no Cemitério Colina da Saudade são 26 quadras e 2.700 túmulos e a Prefeitura, através do Geoplam (Geoprocessamento, Planejamento e Meio Ambiente do Município de Viçosa), está elaborando um projeto para a sua iluminação, que será estendida ao cemitério de São José do Triunfo onde são disponibilizadas três quadras com 250 túmulos. Já o cemitério de Cachoeirinha conta com cerca de 120 túmulos.