Prefeitos de 11 cidades se reuniram em Viçosa para primeira assembleia do Cisab

Órgão de saneamento congrega 49 municípios

Prefeitos de 11 cidades se reuniram em Viçosa para primeira assembleia do Cisab

Na quarta-feira, 18, aconteceu na sede do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais (Cisab-Zona da Mata), localizada em Viçosa, a primeira assembleia geral de 2023. No encontro, vários pontos de uma extensa pauta foram debatidos pelos consorciados. O evento reuniu 11 prefeitos, entre eles, Raimundo Cardoso, de Viçosa.

O Cisab tem como objetivo garantir saneamento básico com qualidade às prefeituras consorciadas, além de viabilizar compras compartilhadas de materiais e insumos para os municípios com mais facilidade e economia.

Durante sua fala, o prefeito de Viçosa destacou a importância do Cisab para o município. “A criação do Cisab foi muito importante para o tratamento de água e esgoto na cidade e, por isso, buscarei participar cada vez mais ativamente das ações do consórcio”, disse.

Na reunião, houve a deliberação sobre a ampliação dos objetivos do Cisab-ZM que abrange o licenciamento ambiental. De acordo com a prefeitura de Viçosa, essa discussão foi feita devido a necessidade de os municípios receberem mais informações acerca do licenciamento ambiental.

Para isso, será feita uma mudança no protocolo de intenções do Consórcio, com aprovação da assembleia. A partir da mudança, o Cisab poderá oferecer um convênio específico para o licenciamento ambiental, deixando a critério de cada município a opção da adesão.

Na oportunidade também foi firmada uma parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra-MG), para a universalização do saneamento do consórcio.