Centro Administrativo Municipal será inaugurado amanhã

Centro Administrativo Municipal será inaugurado amanhã

A inauguração da parte reformada do antigo Colégio de Viçosa, que será transformado em Centro Administrativo Municipal, será realizada nesta sexta-feira, 1º de julho, pelo prefeito Ângelo Chequer. A cerimônia de entrega da obra acontecerá na área externa à parte recém-reformada (Rua Maria Geralda Paranhos), a partir das 18 horas.
Para lá começarão a ser enviados, já a partir da próxima semana, as mobílias e equipamentos destinados às repartições públicas que passarão a funcionar no local nesta primeira etapa, segundo informou a PMV, assegura que o projeto de reforma se preocupou também em atender às normas e padrões de segurança, acessibilidade e sustentabilidade, com elevador, rampas de acesso e sistema contra incêndios.
De início, o local abrigará o Gabinete do Prefeito, Secretaria de Governo, Secretaria de Fazenda (Departamento de Fiscalização, Departamento de Cadastro e Tributos), Secretaria de Finanças, Secretaria de Administração (Departamento de Material, Compras e Licitações; Departamento de Gestão de Pessoas; Protocolo), Procuradoria Geral do Município, Controladoria Geral do Município e Assessoria de Comunicação. A mudança será realizada por etapas, mas deve ser concluída ainda na primeira quinzena de julho.

SOLENIDADE
Para a solenidade de inauguração, a prefeitura expediu convite para várias autoridades e para todos os ex-chefes do Poder Executivo de Viçosa e familiares. O evento será abrilhantado pela música do Grupo Amigos da Viola e apresentação de alunos do Centro Experimental de Artes da prefeitura.
Na ocasião também será inaugurada, no Salão Nobre “Professor Arduíno Bolivar”, a Galeria dos Mandatários de Viçosa, com 40 fotos e nomes de ex-administradores do Município, incluindo, além de prefeitos, interventores, interinos e presidentes da Câmara que ocuparam o cargo máximo. A coletânea é fruto de pesquisa de José Mário Rangel, atual chefe do Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico da PMV. O financiamento das peças que compõem o acervo foi viabilizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura.
Após a cerimônia de inauguração, na área externa, público e imprensa serão convidados a conhecer o interior do prédio.

HISTÓRICO
A proposta de união dos setores da administração municipal em um único local foi formalizada no dia 18 de agosto do ano passado, quando foi celebrado o contrato entre a Prefeitura e a empreiteira responsável pela obra de reforma do antigo prédio do Colégio, na presença de membros do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Cultural e Ambiental de Viçosa.
Na ocasião, o prefeito Ângelo Chequer agradeceu o empenho da equipe do Instituto de Planejamento do Município (Iplam) e ao Departamento de Arquitetura da UFV (DAU), na pessoa do professor Ítalo Stephan, que colaboraram para que, no final de 2014, a prefeitura conseguisse, em tempo hábil, captar recursos do Governo do Estado para a obra: “assumi a Prefeitura em outubro e tínhamos apenas dois meses para elaborar o projeto e encaminhar ao Governo, cuja gestão estava terminando”, lembrou o prefeito.

Mudança aprovada pela Câmara
Foi aprovado, por unanimidade em reunião Extraordinária realizada logo após a reunião ordinária da última terça-feira, 28, o Projeto de Lei nº 038/2016, de autoria do vereador Luis Eduardo Figueiredo Salgado (Cebolinha - PRTB), 2º Secretário da Mesa Diretora, e Líder do Prefeito na Casa Legislativa, que dispõe sobre a mudança da sede administrativa da Prefeitura Municipal de Viçosa para o Colégio de Viçosa e também a nova denominação do local "Centro Administrativo Antônio Chequer".
Com relação ao local que será situado o Centro Administrativo, o Vereador ainda enfatizou: “Para aqueles que aqui cresceram, sabem da estreita ligação que possui o Colégio de Viçosa com os valores históricos da nossa população.”, declarou.
Com relação a nova denominação, o vereador ressaltou que “o nome proposto é uma justa homenagem ao ex-prefeito que teve um espírito altaneiro, empreendedor e de vanguarda”.