Casos de dengue continuam aumentando em Viçosa

A ação de cada um, na própria residência, em seus quintais e áreas abandonadas mais próximas é importante ação para conter o avanço da doença

Casos de dengue continuam aumentando em Viçosa

Os novos dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre casos de dengue em Viçosa mostram que mesmo com os mutirões de limpeza nos bairros e ações para conter a proliferação do mosquito transmissor do vírus da dengue, cujo nome científico é Aedes aegypti, o número de diagnósticos positivos para a doença continua crescendo rapidamente em Viçosa. A dengue já é, seguramente, a maior causa de procura de ambulatórios dos hospitais da cidade e dos postos de atendimento do Programa de Saúde da Família (PSF) nos bairros e distritos viçosenses nos últimos meses.
O último levantamento sobre casos de dengue no município, feito pelo setor de Vigilância Ambiental da SMS/PMV, na segunda-feira, 28, registrava 1.064 notificações, sendo 402 confirmadas, 624 suspeitas e 36 descartadas. Na semana anterior o levantamento feito pelo mesmo setor apontava 982 notificações, 318 diagnósticos confirmados, 631 suspeitos e 33 descartados. Esses números mostram que a doença está em expansão no município, atingindo o grau de emergência já admitida em decreto pelo Executivo Municipal.

AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO
Segundo o setor de controle de endemias da SMS/PMV, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti têm sido realizadas diariamente com palestras em escolas, tratamento focal, ações como UBV (Unidade Ultra Baixa Volume) dos agentes que utilizam a bomba fumacê em locais com os focos comprovado e/ou suspeitos de larvas do mosquito, além dos mutirões de limpeza que acontecem nos bairros com maior incidência da doença e que têm ocorrido nos finais de semana. Os mutirões, interrompidos no último final de semana devido ao feriado da Semana Santa, devem continuar.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que, a partir de abril, 15 novos agentes, contratados em regime de emergência pela PMV, irão atuar no combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue. Com isso Viçosa contará com 50 agentes de endemias atuando na cidade. Segundo a Vigilância Ambiental da SMS/PMV, já foi solicitado pelo Governo do Estado o apoio do Exército ao trabalho dos agentes.
Segundo levantamento da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, foram registrados, até 28 último, 251.315 diagnósticos de casos suspeitos dengue e confirmados 30 óbitos provocados pela doença em todo estado.