Caso de zika vírus confirmado em Ubá

Caso de zika vírus confirmado em Ubá

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou no fim da tarde da quinta-feira, 14, que em Minas Gerais há dois casos de zika virus. Segundo o superintendente de vigilância epidemiológica, Rodrigo Said, um dos casos foi registrado em uma gestante da cidade de Ubá.
O secretário municipal de Saúde daquela cidade, Cláudio Ponciano, disse que a gestante está em casa e passa bem. A identidade dela não foi divulgada. Ela e a família já foram orientadas e a gestação está sendo acompanhada com cuidado desde o momento da suspeita, em dezembro, afirmou o secretário.
Cláudio Ponciano informou que o próximo passo será apurar onde a grávida foi infectada, uma vez que ela esteve no Rio de janeiro. De acordo com o secretário, o município teve outras duas notificações da doença, sendo que uma foi descartado e outra está sob investigação.
A Secretaria Municipal de Saúde de Ubá informou que outras gestantes foram diagnosticadas com dengue, mas que não tiveram suspeita de zika vírus, mas também estão monitoradas pela secretaria.
Ponciano pediu que a população ajude no combate ao Aedes aegypti e reforçou que os moradores não devem entrar em pânico e sim colaborar com o combate e a prevenção para evitar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Ubá está em situação de emergência para dengue desde 5 de janeiro.

Suspeitas
De acordo com números divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, esta semana, Minas Gerais tem 55 casos de infecção pelo zika vírus notificados. Além dos dois casos confirmados, 17 estão sendo investigados, destacou a informação da SES/MG.

Viçosa
Na última terça-feira, 19, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou o Boletim Epidemiológico com as notificações de dengue, Chikungunya e Zika Vírus que aconteceram em Minas Gerais, nas duas primeiras semanas de 2016.
Neste ano, Viçosa já recebeu 26 notificações de dengue. Em 2015, uma pessoa morreu e outras 132 foram diagnosticadas com a doença, em relação à febre Chikungunya, a cidade teve um caso importado da Colômbia e não registrou nenhum caso de zika vírus.
Em todo o estado foram 13.001 notificações. Ubá, que está em situação de emergência, já recebeu 328 notificações de dengue neste ano. Das cidades da região, apenas o município de Pedra do Anta registrou uma notificação de dengue em 2016.