Câmara disponibiliza arquivo virtual em parceria com Departamento de História da UFV
Objetivo é preservar a memória institucional do Poder Legislativo Municipal e dar acesso ao acervo
Durante a reunião ordinária de terça-feira (26), foi realizada uma apresentação do projeto Setor de Arquivo da Câmara Municipal de Viçosa em parceria com o Laboratório Multimídia de Pesquisa Histórica (LAMPEH), que é vinculado ao Departamento de História (DHI) da Universidade Federal de Viçosa (UFV)
O presidente da Câmara, Rafael Cassimiro, parabenizou e agradeceu Daniela Toledo, Chefe do Setor de Arquivos e o Professor Jonas Marçal de Queiroz, coordenador do LAMPEH, pelo empenho e trabalho realizados no Projeto.
Em contexto, o projeto Arquivo teve início em 2019, seu objetivo é preservar a memória institucional do Poder Legislativo Municipal e dar acesso ao acervo, em cumprimento da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011). O trabalho foi implementado por Daniela Toledo e pelo Professor Jonas Marçal de Queiroz. A iniciativa contou também com a contribuição do Arquivista Eduardo Luiz dos Santos, além da participação de 27 estagiários, do Departamento de História e do Departamento de Informática.
No momento de sua apresentação, Daniela mostrou que os primeiros documentos registrados no sistema possuem datas que variam de 1877 a 2019, e um acervo que conta com Atas, Projetos de Lei/Emendas, Projeto de Lei Orgânica/ Emendas, Projeto de Decreto Legislativo, Projeto de Resolução, Processos de Veto, Indicações, Requerimentos, Representações e Moções. Ao todo, foram inseridos 21.656 documentos no sistema, que correspondem a 91 caixas- -arquivo. Na continuidade de sua fala, Daniela mostrou como acessar o acervo do Projeto Setor Arquivo, com imagens da tela do site da Câmara Municipal de Viçosa e fez explicações de como realizar a pesquisa de documentos. “Até então o Arquivo existia como espaço físico, mas não como instituição”, disse Daniela. Em contexto, a Resolução mencionada é a Resolução 06/2022, que dispõe sobre a instituição do Arquivo Público da Câmara Municipal de Viçosa.
Em retorno, Jonas falou sobre a melhoria do sistema, “o sistema agora é seguro. Não corremos o risco de perder informações no sistema, como aconteceu em 2018”, disse o Professor. “O Arquivo é fundamental para qualquer gestão administrativa. Como eu disse, antes isso não era possível, porque os arquivos não eram localizados, hoje, eles são”. Jonas reforçou que seria importante a continuidade do projeto, “nós realizamos um trabalho em conjunto, e gostaríamos de continuar”, completou.
A chefe do Projeto e o professor, fizeram uma série de agradecimentos ao atual Presidente da Casa, Vereador Rafael Cassimiro (Filho do Zeca do Bar) (PSDB), e ao Presidente anterior, Edenilson Oliveira (PSD) por estarem sempre de portas abertas a ouvir. Em sua fala, o Vereador Edenilson, parabenizou Daniela e o Professor Jonas, e relembrou que “a Daniela apresentou, ainda na minha gestão como Presidente desta casa, a importância de se preservar documentos, não somente para que isso permaneça na história, mas também uma luta pela dignidade daquilo que se faz dentro do município”, disse o vereador.
O Presidente da Casa realizou uma importante pergunta aos convidados: “quais seriam as demandas a médio e longo prazo, do Projeto Arquivo, para darmos continuidade a esse serviço para Câmara e para comunidade?”, perguntou o vereador. Em seguida, Daniela respondeu dizendo que a curto e médio prazo seria a inserção de documentos no sistema. “É de muita vontade do Arquivo, que o mais rápido possível, a gente consiga disponibilizar todos os documentos no sistema. A longo prazo, seria a ampliação da estrutura de arquivos, ampliação da equipe, ampliação do espaço, que já estamos ficando com pouco. Tudo isso, a longo prazo, é uma necessidade”, completou Daniela.
Fonte: Câmara de Viçosa
Comentários (0)
Comentários do Facebook