Bombeiros de Minas vão ajudar nas buscas após terremoto na Turquia
Militares do estado vão se juntar a equipes de São Paulo e do Espírito Santo em comitiva coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) vai integrar uma comitiva brasileira que vai participar das buscas e resgates de vítimas do terremoto que atingiu a Turquia e a Síria na última segunda-feira, 6. Nesta quarta, 8, o número de mortos já passa de 11 mil.
Os Bombeiros de Minas Gerais foram acionados via Itamaraty. Eles se juntam a equipes de militares dos estados de São Paulo e Espírito Santo que também serão enviados à Turquia. Este será um trabalho conjunto, sob a coordenação da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.
A princípio, seis militares do CBMMG, que integram o Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), participam da missão. A corporação é referência nesse tipo de atendimento e conta com a expertise de especialistas que atuaram em grandes ocorrências internacionais, como em Moçambique e no Haiti, também devastados por desastres naturais.
A equipe mineira será chefiada pelo major Heitor Mendonça e atuará junto aos outros militares brasileiros em ações de gestão em desastres, aplicando o conhecimento de busca em escombros, podendo contribuir também nas atividades de planejamento e inteligência, mapeamento estratégico, georreferenciamento, busca aérea, distribuição de alimentos, desobstrução de vias, dentre outras missões características deste tipo de evento.
Comentários (0)
Comentários do Facebook