Auditório Municipal expõe projetos de turismo da Asplan em Teixeiras nesta quinta

Auditório Municipal expõe projetos de turismo da Asplan em Teixeiras nesta quinta

Representantes das entidades que trabalham na implantação do Projeto Caminho do Campo e Trem Turístico Serra de Serra de Minas estiveram na Prefeitura de Teixeiras, parceira desses projetos, para apresentar ao prefeito Francisco Márcio Teixeiras (Chiquinho) e assessores, os estudos de paisagismo e jardinagem que fazem parte do conjunto de portais e totens que serão instalados nos trevos de entrada da cidade como marketing de atração turística. Os projetos, após realização das adequações finais, serão encaminhados à apreciação e aprovação do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte). Durante a reunião, o prefeito Chiquinho solicitou que fosse feita uma apresentação para empresários e todos que se interessarem, ficando marcada a data de 18 de junho, esta quinta-feira, às 19 horas, no auditório da Prefeitura Municipal.
A elaboração desses projetos é um trabalho de técnicos da UFV, em parceria com Prefeitura Municipal de Teixeiras, Asplan (Associação dos Produtores de Hortaliças, Frutas, Flores e Plantas Ornamentais de Teixeiras e Região), envolvendo ainda a Adevi (Agência de Desenvolvimento de Viçosa e Região), ONG Amigos do Trem, Circuito Turístico Serras de Minas, Senar-MG, Emater-MG, Sebrae-MG e Universidade Federal de Viçosa.
O projeto Trem das Serras de Minas tem o objetivo de implantar um trem turístico, após revitalização das linhas ferroviárias abandonadas que cortam as cidades de Teixeiras, Viçosa, Cajuri, Coimbra, São Geraldo e Visconde do Rio Branco, visando o turismo rural, de negócios, ecológico e de aventuras. A revitalização das linhas férreas visa também à implantação de um sistema de transporte de passageiros, urbano e intermunicipal, ligando a cidade de Teixeiras às demais cidades, além de uma ciclovia.
Já o projeto Caminho do Campo contempla a melhoria da qualidade de vida de centenas de famílias rurais envolvidas com a agricultura familiar. Essas famílias vêm sendo preparadas, por meio de cursos, para receber turistas e vender sua produção. O projeto “piloto” em Teixeiras prepara a produção de flores e plantas ornamentais para embelezar as propriedades e as estradas vicinais para atrair turistas. A produção excedente será destinada à comercialização no mercado de flores e plantas ornamentais. Os técnicos responsáveis acreditam que esse projeto piloto vai criar um novo mercado para a região e melhorar consideravelmente a renda dos produtores rurais envolvidos com a agricultura familiar. A filosofia a ser implantada é da agroecologia, por meio de tecnologia produzida em Viçosa e que pode ser transferida para todas as cidades do entorno, com grande vocação para o turismo rural, apostam eles.
Os parceiros do projeto avaliam que o investimento no turismo rural vai beneficiar também os demais segmentos econômicos do município. O prefeito Francisco Teixeira está apoiando a iniciativa. Ele convida a comunidade para participar da apresentação dos projetos e se certificar de como a cidade de Teixeiras será beneficiada. “Todos, certamente, ganharão” afirma o prefeito numa demonstração de entusiasmo com o projeto.
Além do prefeito Chiquinho e assessores, participaram da reunião o professor Affonso Zuin, do Departamento de Fitotecnia da UFV e coordenador do Viveiro de Mudas de Teixeiras; o presidente da Asplan e coordenador dos projetos de turismo, economista Jershon Morais; o diretor-técnico Sérgio Cunha; e o arquiteto Pablo Nicolas.