Animais de médio e grande porte serão apreendidos
O emblemático problema da circulação e permanência de animais de médio e grande porte nas ruas de Viçosa pode estar perto de ser solucionado. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, vai contratar uma empresa para realizar a apreensão, transporte e a guarda temporária de bovinos, equinos e caprinos que forem encontrados no perímetro urbano e rural de Viçosa.
A intenção da PMV é respaldada pela Lei Municipal 1.468/2001 que diz que “todo animal encontrado em via pública, desacompanhado de seu dono ou responsável é considerado vadio e passível de captura por parte da Administração Municipal”. A legislação define também que após o animal ser recolhido, para o seu resgate, o proprietário deverá pagar uma multa, mas atualmente a Prefeitura não possui uma estrutura ideal para o oferecimento desse serviço e por isso a opção pela terceirização.
A empresa contratada será responsável pelo recolhimento dos animais soltos, de médio e grande porte, que deverão ser encaminhados a um local próprio ou alugado que possua piquete com área de pastagem e baias dentro dos limites do município.
A Prefeitura qualifica esses animais como aqueles potencialmente causadores de danos ao meio ambiente, risco de zoonoses e os que se encontram em situação de sofrimento e risco de atropelamento, atropelados, entre outros.
Comentários (0)
Comentários do Facebook