Ambulatório da UFV deverá ficar pronto em maio

Ambulatório da UFV deverá ficar pronto em maio

Desde 2015, a Unidade de Atendimento Especializado em Saúde da Universidade Federal de Viçosa começou a ser construída em um terreno aos fundos do Centro Administrativo Prefeito Antônio Chequer, antigo Colégio de Viçosa.
A conclusão das instalações físicas da obra estava prevista para dezembro daquele mesmo ano, mas dois anos após o início das obras, o ambulatório ainda não foi concluído, pois durante março e agosto de 2016, a obra ficou parada por falta dos repasses de pagamentos feitos pelo governo federal.
Com mais de 70% da estrutura concluída, a obra tem previsão de término para maio deste ano e custo total estimado em R$ 2.594.368,86. Desse valor, R$ 2 milhões são oriundos de verba de convênio da UFV com o Ministério da Saúde e, o restante, tem cobertura de recursos orçamentários destinados pela Universidade Federal de Viçosa para a realização da obra.

O ambulatório
De acordo com o projeto da obra, o ambulatório ou Unidade de Atendimento Especializado em Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UAES/UFV) se destina ao atendimento de pronto socorro médico à comunidade em geral feito por estagiários dos cursos de medicina da UFV. O edifício tem cinco andares, sendo que o primeiro servirá de garagem e os demais para consultórios médicos de várias especialidades.
A Unidade de Atendimento vai abrigar atividades de ensino e assistência ambulatorial, sob coordenação do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV. Para o seu funcionamento, ela será vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), ficando o atendimento ali desempenhado sob a coordenadas de professores e estudantes do DME/ UFV.