Agros prestes a decidir sobre empréstimos a participantes do Plano B

Agros prestes a decidir sobre empréstimos a participantes do Plano B

Em contato com a Comissão formada pelas entidades representativas Sindicais: Aspuv, Asav, Sinsuv e Atens, o Folha da Mata obteve a informação de que a liberação de empréstimo a participantes do Plano B do Agros na forma de Emaadi (Empréstimo de Amortização Aleatória Diferida) solicitada pelas entidades representativas, poderá ter o encaminhamento favorável da Diretoria Executiva ao Conselho Deliberativo. A Diretoria Executiva está avaliando as alternativas possíveis para atender aos pleitos apresentados pelas entidades com base em estudos atuariais e jurídicos já contratados.
A expectativa das entidades é a de que a liberação ocorra brevemente tendo em consideração a sólida situação do Plano B e a existência de um Superávit no exercício de 2014 de R$142.267.388,69, conforme consta do Relatório Anual de Informações do Agros enviado ao órgão regulador, a Previc (agros.org.br). O Patrimônio de Cobertura das Provisões Matemáticas para o Plano B que representa os recursos que garantem o pagamento dos benefícios do plano aos participantes assistidos e aos ativos totalizaram R$ 470.023.279,41 no referido exercício.
No atual momento de dificuldades econômicas e financeiras a liberação desses recursos estará não só cumprindo os objetivos previdenciários, mas principalmente os sociais, podendo injetar na economia de Viçosa milhões de reais.