Abertas inscrições para oficinas gratuitas de artes cênicas no 6º Festevi
Interessados poderão se inscrever até 06 de novembro através de formulário on-line.
A 6º edição do Festival de Teatro de Viçosa (Festevi), promovida pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura, abriu inscrições para quatro oficinas gratuitas relacionadas às artes cênicas. O procedimento pode ser realizado até o dia 06 de novembro, através de formulário on-line.
As aulas serão realizadas nos dias 07, 09 e 10 de novembro (quinta-feira, sábado e domingo), na Estação Cultural Hervé Cordovil, e abordarão diferentes aspectos das artes. A primeira oficina contará com técnicas e preparação vocal para atores e no segundo dia serão abordados os temas “Palhaçaria: Onde está a graça?” e “Cena em Danças”. Na última oficina, no domingo, as aulas serão relacionadas à construção de cenas curtas, utilizando corpo e voz.
Confira abaixo a descrição e os horários das aulas.
Oficina de Técnica e Preparação Vocal para Atores
Data: 07/11 (quinta-feira), às 19h
Local: Estação Cultural Hervé Cordovil (Balaústre)
Público: amadores, curiosos ou profissionais da voz atrelados ao teatro/cinema; pessoas que trabalham com voz em performance teatral e/ou de cinema; cantores interessados na temática.
Sobre a oficina: A oficina é destinada àqueles que desejam o contato e aprendizagem de técnicas vocais, visando a descoberta, desenvolvimento e melhor aproveitamento do potencial vocal. Serão propostos exercícios de impostação vocal, respiração, postura e relaxamento, emissão, articulação-palavra-texto, apoio e ressonância, focando na otimização e domínio da prática fonatória deliberada nos diversos cenários que se relacionam com a produção da voz de atores e demais agentes nesse setor.
Facilitador: Joubert Costa. Natural de Viçosa-MG, é cantor, compositor e arranjador, graduado em Música-Licenciatura com ênfase em Canto pela Universidade Federal de Ouro Preto-MG; Formado em Canto na Bituca – Universidade de Música Popular em Barbacena-MG e graduando em Psicologia. Professor de Canto Coral no Centro Experimental de Artes.
Oficina de Palhaçaria: “Onde está a graça?”
Data: 09/11 (sábado), às 14h
Local: Estação Cultural Hervé Cordovil (Balaústre)
Sobre a oficina: Um convite para a imersão no mundo da palhaçaria, que tem como objetivo a promoção de atividades circenses e teatrais. A oficina consiste em três momentos, iniciando com um pequeno show do Palhaço Karrapicho, seguido de uma roda de conversa sobre as experiências, aspectos e conceitos sobre a arte do palhaço. Depois, será feita uma dinâmica de jogo e improviso com os participantes e um workshop de figuras com bexigas.
Facilitador: Carlos Vinícius, também conhecido como Palhaço Karrapicho, é professor de Artes Circenses no Centro Experimental de Artes e atua com circo e palhaçaria em Viçosa e região há 10 anos.
Cena em Danças
Data: 09/11 (sábado), às 14h
Local: Núcleo de Arte e Dança (R. Alex Doroffef, 50)
Sobre a oficina: A oficina Cena em Danças te convida a explorar elementos do teatro através da dança. Em um ambiente vibrante e diverso, você vai aprender técnicas de diferentes estilos de dança que compõem o mundo das artes cênicas, mergulhando em dinâmicas que vão enriquecer sua expressão artística em um contexto onde várias vertentes de encenação e movimentação se mesclam.
Facilitador: Luis Filipe Claudino Gomes, conhecido como Fil, é professor e coreógrafo de Danças Urbanas no Centro Experimental de Artes e bailarino profissional nos grupos Impacto de Dança e Êxtase, acumulando experiências internacionais em festivais de hip-hop, fazendo workshops com professores renomados da área das danças urbanas e participando de três turnês pela Europa.
Esquetes Teatrais: construindo cenas curtas com corpo e voz
Data: 10/11 (domingo), às 09h
Local: Estação Cultural Hervé Cordovil (Balaústre)
Sobre a oficina: A oficina tem o objetivo de trabalhar o conceito de esquetes teatrais, que são cenas curtas e encenadas por atores ou pessoas que gostam das artes cênicas. Na vivência, haverá a construção de cenas que poderão ser tanto engraçadas quanto dramáticas. A ideia é trazer situações e personagens que a turma reconheça e se identifique.
Facilitadora: Maria Cortes, da Casa Teatro, professora do Teatro Universitário da Universidade Federal de Viçosa. Trabalha há mais de 15 anos com teatro para crianças e adolescentes.
Comentários (0)
Comentários do Facebook