88ª Reunião Anual dos Ex-Alunos reúne saudades e lembranças dos tempos de UFV

Solenidade foi realizada no último fim de semana

88ª Reunião Anual dos Ex-Alunos reúne saudades e lembranças dos tempos de UFV

Um final de semana de reencontros emocionantes de amigos que não se viam há cinco, 10, 25, 50, 55, 60, 70 e até 75 anos. Muitos mantiveram as amizades feitas nos tempos de graduação na UFV; outros perderam os contatos, mas a saudade fez tudo parecer recente quando se reencontraram. Assim é o sentimento de quem participa da tradicional festa de ex-alunos da Universidade. Durante três dias, nos eventos promovidos pela Associação dos ex-Alunos (AEA), dá para renovar as amizades, relembrando os bons momentos. Mas é na Sessão Solene, este ano realizada na noite do último sábado (9), no auditório do Espaço-Acadêmico Cultural Fernando Sabino, que as turmas se reúnem formalmente para celebrar e homenagear, atualizando notícias das famílias que fizeram, se desfizeram, dos filhos, netos e tantos rumos profissionais percorridos a partir da formatura.

O reitor Demetrius David da Silva abriu a Sessão Solene lembrando aos mais de 300 ex-alunos que participaram da festa que a UFV sempre será a casa de cada um que por ela passou. Um sentimento de pertencimento confirmado nos discursos dos representantes das turmas - cada uma com seu apelido, eternizado nos álbuns e árvores plantadas pelo campus. Em todas as falas, a renovação das lembranças, a gratidão à Universidade, aos professores que deram novos rumos aos então alunos e aos servidores que fizeram parte das histórias.

“A UFV é mais que uma instituição de sucesso e pertencimento. Aprendemos aqui a lição do estudar, saber, agir e vencer, imortalizada nas Quatro Pilastras, e isso define as nossas vidas para sempre”, lembrou o reitor, também um ex-aluno de graduação. Ele ressaltou a importância ensinada aos alunos de estarem em constante aperfeiçoamento para enfrentarem os desafios do tempo presente. “É o que vimos fazendo desde sempre. Aos 97 anos, estamos entre as melhores do mundo, de acordo com diversos ranqueamentos. Estamos entre as quatro únicas universidades brasileiras com classificações máximas em todas as dimensões de avaliações do Ministério da Educação, e somos a mais empreendedora, avançando no caminho da excelência. É por isso que precisamos que todos os nossos ex-alunos falem da UFV por onde passarem e ajudem a defender a universidade pública, gratuita e inclusiva, da qual somos exemplo”, pediu o reitor.

Jubileu de brilhante

Aos 97 anos e acompanhado da família, o Sr. José Rodrigues Bicalho subiu ao palco também para lembrar, agradecer e celebrar os seus 75 anos de formatura. Ex-estudante do curso de Técnico Agrícola da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav), ele era o ex-aluno mais velho da 88ª Reunião da AEA. Dona Maria Augusta Bittencourt, 96 anos, ex-aluna da primeira turma do curso de Economia Doméstica, graduada em 1953, e depois professora do mesmo curso, estava na cerimônia para receber seu diploma de 70 anos de formada e compartilhar suas lembranças.

Medalha do Mérito de ex-aluno

Todos os anos, a UFV e a AEA concedem a Medalha do Mérito a um ex-aluno que tenha se destacado em suas atividades profissionais e prestado relevantes serviços ao conhecimento científico e ao desenvolvimento do país. Este ano, a honraria foi dada a Adalberto Pessoa Júnior. Formado em 1984 na turma de Engenharia de Alimentos, ele é professor titular da área de Biotecnologia Farmacêutica na Universidade de São Paulo (USP) e membro atuante da Sociedade Brasileira de Microbiologia. O homenageado é responsável por quatro patentes na área de processos microbiológicos e, atualmente, desenvolve um novo medicamento para tratamento de leucemia infantil. “A UFV sempre será minha alma mater, um solo fértil que me inspira ao desenvolvimento contínuo para o enfrentamento de desafios em todas as esferas da minha vida”, disse ele.

Patrimônio Cultural

Em seu discurso, o presidente da AEA, Tetuo Hara, lembrou que, a partir deste ano, o tradicional baile dos ex-alunos da UFV foi declarado como Patrimônio Cultural do Município de Viçosa. A lei, de autoria da vereadora Vanja Honorina Aguiar Albino, foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Raimundo Nonato Cardoso, no dia 29 de novembro.

 

Fonte: UFV