8ª Olimpíada Viçosense de Matemática
A 8ª edição da Olimpíada Viçosense de Matemática, promovida pelos estudantes do curso de Matemática da Universidade Federal de Viçosa (UFV), premiou no início deste mês alunos do 6º ao 9º ano de escolas municipais e estaduais.
Mais de 2.500 alunos de 12 escolas de Viçosa participaram da competição, cujo objetivo é estimular e promover o estudo da matemática e despertar nos alunos do ensino fundamental a curiosidade para pesquisar, aprender e solucionar problemas matemáticos. Para o professor e coordenador do projeto, Mercio Botelho Faria, a competição ainda busca colaborar na melhoria da qualidade do ensino da disciplina, apresentando aos professores de matemática das redes estadual e municipal novas ideias no ensino de Matemática, além de estimular a prática docente dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UFV.
Escolas Municipais se destacaram na competição e conquistaram boas colocações nas duas categorias. No nível 1, que reúne alunos dos 6º e 7º anos, a medalha de bronze foi para João Pedro Abreu de Moura Lima, aluno do 7º ano da Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes; já a medalha de prata ficou com Luiz Fernando dos Santos Fialho, aluno do 7º ano 701 da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres e a medalha de ouro ficou com Ellen Nunes Raimundo, aluna do 7º ano 702 da Escola Estadual Alice Loureiro.
No nível 2, onde competiram alunos dos anos 8º e 9º, foi medalhista de bronze a aluna Daiane Araújo Cupertino, do 9º ano da Escola Municipal João Francisco da Silva; a medalha de Prata ficou com Victor Antonucci Amorim, do 9º ano 903 da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins e a medalha de ouro ficou com Cléber Júnio Dias Silva, aluno do 8º ano 801 da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima.
Além da medalha e do certificado de campeão, os alunos medalhistas de ouro foram premiados também com um notebook 14’’ cada. Os segundos e terceiros colocados ganharam um tablet 7’’. Os professores de cada aluno medalhista ainda ganharam um tablet 7’’ cada e as escolas dos campeões ganharam troféus. A premiação contou com patrocínio da Prefeitura de Viçosa.
A solenidade, no auditório da Biblioteca Central da UFV, foi prestigiada pela secretária de Educação do município, Ana Louricélia Chagas Monteiro; além do professor e coordenador do projeto, Mércio Botelho Faria; o diretor científico da Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE), professor Antônio José Natali; o chefe do Departamento de Matemática da UFV, professor Sandro Vieira Romero e o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFV, professor Antônio Cléber Gonçalves Tibiriçá.
Comentários (0)
Comentários do Facebook