13ª Feira do Conhecimento de Viçosa reuniu centenas de alunos das escolas municipais

Evento premiou os melhores trabalhos das feiras de ciências realizadas nas escolas municipais de Viçosa ao longo de 2023

13ª Feira do Conhecimento de Viçosa reuniu centenas de alunos das escolas municipais

Cerca de 160 estudantes de 14 escolas municipais participaram, na manhã do último sábado (21), da 13ª Feira do Conhecimento de Viçosa, promovida pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com a Secretaria de Educação da cidade. O evento, que faz parte da programação do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) da UFV, reuniu e premiou os melhores trabalhos das feiras de ciências realizadas nas escolas municipais de Viçosa ao longo de 2023. Sua 13ª edição aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Municipal Edmundo Lins.

A partir do tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, que norteia a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e do SIA, foram apresentados 19 trabalhos, avaliados a partir de critérios, como qualidade, criatividade, inovação, clareza e envolvimento do grupo na execução do projeto.

O trabalho Reduzir, reutilizar e reciclar, dos alunos do primeiro ano da Escola Municipal Prof. Pedro Gomide Filho, obteve a primeira colocação na categoria Ensino Fundamental I. Já o trabalho Sentidos, realizado pelos estudantes do oitavo ano da Escola Municipal João Francisco da Silva, foi o vencedor do Fundamental II. Cada equipe recebeu troféu e medalhas como premiação.

As avaliações dos trabalhos foram feitas por estudantes de graduação da UFV e outros membros da comunidade acadêmica, reforçando a interação da Universidade com as escolas de Educação Básica. Se, por um lado, essa interação propiciou aos graduandos um exercício de escuta e ponderação, por outro, foi uma oportunidade de os estudantes da educação básica dialogarem sobre ciência e tecnologia. Foi também uma possibilidade de eles apresentarem os resultados obtidos nos projetos que realizaram ao longo do ano, treinando habilidades próprias do fazer científico. 

Fonte: UFV