Viçosa terá evento para recolhimento de lixo eletrônico neste domingo
"Uma Tarde Pelo Planeta" será realizada na estação Hervé Cordovil
Acontece neste domingo (29), das 14h às 17h, o evento “Uma Tarde pelo Planeta”, na Estação Hervé Cordovil. A ação é organizada pela Rede Mineira de Logística Reversa e objetiva recolher resíduos de difícil destinação e reaproveitamento, tais como eletrônicos, pilhas e baterias, entre outros que não podem ser entregues à coleta municipal. Os interessados em ajudar podem separar em casa os resíduos e levá-los no local para o correto descarte. Além disso, o evento terá atrações culturais de artistas locais, gincana e também teatro de educação ambiental com a temática da logística reversa.
De acordo com Nina Rosa, idealizadora do projeto e também assistente administrativa da Divisão de Gerenciamento de Resíduos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), não existe uma proposta de logística reversa nos municípios mineiros que são menores, o que é preocupante frente ao quantitativo de resíduos gerado por eles. “Foi assinado um termo com o Ministério Público em que as instituições gestores que manejam os resíduos eletrônicos com as indústrias, obrigatoriamente iriam atuar em logística reversa em municípios acima de 80 mil habitantes. No entanto, o percentual de municípios mineiros nessa faixa populacional é de apenas 8%”, explica. Ela complementa que a intenção da Rede Mineira de Logística Reversa é formar uma rede com os municípios que não são abrangidos por esse termo e, assim, recolher os resíduos em cada município para justificar a viabilidade e necessidade desse projeto.
Até então, foram percorridos 16 municípios (Teixeiras, Guaraciaba, Porto Firme, Presidente Bernardes, Paula Cândido, São Geraldo, Coimbra, Cajuri, São Miguel do Anta, Canaã, Pedra do Anta, Jequeri, Santo Antônio do Grama, Urucânia, Oratórios e Amparo do Serra), sendo o último Viçosa. Além disso, Nina destaca que as universidades têm papel fundamental nesse processo, pois servem como pontos para armazenar os resíduos até sua destinação correta. A UFV, por exemplo, é ponto de referência regional para armazenamento desses resíduos.
A Rede Mineira de Logística Reversa é coordenada pela professora Mônica de Abreu Azevedo da Engenharia Ambiental, realizada pela UFV e financiada pela Funarbe (Fundação Arthur Bernardes) e pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais). O projeto conta com parceria da UFLA, UFMG, UFSJ, UFTM e o CEFET de Belo Horizonte.
Comentários (0)
Comentários do Facebook