Serenata em Viçosa celebra o Dia das Mães nesta sexta-feira

Evento marca a estreia do Dia Municipal da Seresta “Zé Bóia” e homenageia o viçosense que se tornou ícone da música romântica, ensinou violão por décadas e levou a seresta além de Minas.

Serenata em Viçosa celebra o Dia das Mães nesta sexta-feira
Altemar Dutra Júnior é filho de dois ícones da Música Popular Brasileira, do saudoso Altemar Dutra e da consagrada Martha Mendonça

Com a presença do cantor Altemar Dutra Júnior, será realizada uma serenata hoje, 9 de maio, em Viçosa, em homenagem ao Dia das Mães, celebrado no domingo, 11. A comitiva musical sairá da Estação Cultural da Praça Hervé Cordovil, às 19 horas, passando pelo balaústre, rua José da Cruz Reis, rua Vaz de Melo e Praça Silviano Brandão, onde o show acontecerá a partir das 20 horas. 

O evento Viçosa em Seresta será a primeira celebração após a instituição do Dia Municipal de Seresta “Zé Bóia”, em homenagem ao cantor e compositor José do Espírito Santo Sant’Anna, conhecido como Zé Bóia, figura tradicional no município. A lei, de autoria do vereador Sérgio Marota (PP), foi sancionada pelo prefeito Ângelo Chequer (União) no último dia 7 de abril. 

A filha do seresteiro, Marisa Santana, informou que, a partir desta apresentação de 2025, o objetivo é que o evento passe a fazer parte do calendário cultural do Município: “é manter viva a tradição como parte primordial da cultura brasileira, promovendo uma noite romântica e repleta de lirismo”.  

Zé Bóia, ícone da seresta viçosense, nasceu em 1931 e faleceu em 2015. Aprendeu a tocar violão com o avô e se destacou como músico, formando conjuntos como o Conjunto de Seresta do Zé Bóia e lecionando por 23 anos na UFV. Foi referência na música romântica, tocando com nomes como Nelson Gonçalves e até Juscelino Kubitschek, sempre divulgando Viçosa por onde passava.