Professores da UFJF e IF Sudeste aprovam proposta de saída unificada da greve
Votação foi diferente na UFV, onde a maioria votou pela permanência na greve
Os professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) aprovaram, em assembleia realizada na tarde de ontem (20), a indicação de saída unificada da greve entre os dias 26 de junho e 3 de julho. A decisão foi encaminhada ao Comando Nacional de Greve. O sindicato nacional será responsável por reunir as decisões das demais seções sindicais e definir o encaminhamento nacional da greve.
Mais cedo, o Folha da Mata noticiou que os docentes da UFV votaram pela permanência na greve, que completou dois meses no último dia 15 de junho.
Em Juiz de Fora, os docentes também expressaram insatisfação com a postura do governo, destacando a falta de disposição política para revogar medidas do governo anterior e para negociar efetivamente com a categoria. A proposta de reajuste salarial foi vista como inadequada.
Segundo a Associação dos Professores de ensino Superior de Juiz de Fora (APES), a decisão de indicar a saída unificada da greve teve como objetivo manter a unidade e a integridade do movimento grevista frente aos desafios não superados, particularmente no que diz respeito à disputa pelo fundo público, com implicações diretas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA).
“A indicação de saída foi baseada na avaliação de que, embora o movimento grevista tenha demonstrado força, ele ainda não foi suficiente para quebrar a intransigência do governo. A postura antissindical e antidemocrática das autoridades, evidenciada durante as negociações e em reuniões com reitores, também foi um fator determinante para essa decisão”, ressaltou a nota da entidade.
Próximos Passos
O Comando Nacional de Greve realizará a sistematização dos resultados das assembleias de todas as seções sindicais durante o fim de semana, de 21 a 23 de junho. Uma nova rodada de assembleias será realizada na próxima semana.
Comentários (0)
Comentários do Facebook