Iplam concluiu projeto de ampliação da Delegacia de Polícia da cidade

Iplam concluiu projeto de ampliação da Delegacia de Polícia da cidade

O Instituto de Planejamento Municipal (Iplam) concluiu a elaboração do projeto de ampliação da estrutura da 21ª Delegacia de Polícia Civil de Viçosa, situada à rua Nossa Senhora das Graças, nesta cidade. O projeto foi entregue, no último dia 10, ao inspetor Wilson Gurgel, que durante visita ao Gabinete do Prefeito, representou o delegado José Donizetti Teixeira, titular da Comarca.
O projeto contempla a construção de um anexo na unidade com área de aproximadamente 104 m². Em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, o Iplam elaborou o projeto básico e a planilha de custos. A obra foi orçada em R$ 228.696,36 e o recurso para a execução da ampliação será pleiteado pelo Delegado junto ao Governo do Estado. A obra deve começar assim que o dinheiro for repassado.
A ampliação do imóvel é um pré-requisito para a transformação da unidade em Delegacia Regional, viabilizando também a instituição do plantão regionalizado. "Fizemos um acordo com o Governo do Estado onde o município se comprometeu a realizar o projeto e o Estado a repassar os recursos para a realização da obra", afirmou o prefeito Ângelo Chequer.

Reuniões passadas
Em março, representantes viçosenses se reuniram com o secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana de Vasconcellos e com o chefe adjunto da Polícia Civil de Minas Gerais, Marcos Silva Luciano. O grupo apresentou ao secretário alguns números sobre a violência em Viçosa e entregou um ofício solicitando a instalação de uma Delegacia Regional na cidade e o aumento do número de delegados e demais agentes de segurança.
No início de agosto os políticos voltaram a se reuniram novamente com o secretário de Estado de Defesa Social, que se comprometeu a realizar melhorias na Delegacia de Viçosa com a promessa de transformá-la em uma Delegacia Regional até novembro de 2015. Naquela ocasião Vasconcellos disse que a Delegacia de Viçosa seria a única de Minas Gerais que será elevada a Regional, nos próximos dois anos, por se tratar de uma cidade que vive uma situação excepcional, devido ao grande número de municípios dependentes e sua população flutuante.
No final daquele mês, eles se reuniram com o secretário de Governo de Minas, deputado Odair Cunha. Na reunião ficou acordada a liberação de R$ 200 mil para a construção de uma estrutura física, anexa à Delegacia, para comportar o funcionamento do plantão regionalizado. Ficou também acertado que para funcionar o plantão, serão necessários mais três delegados, quatro escrivães e dez investigadores.

 

Vista do pátio da Delegacia de Polícia, onde deverá ser erguido o anexo