Homenagens marcam solenidade dos 98 anos da Universidade Federal de Viçosa

Homenagens marcam solenidade dos 98 anos da Universidade Federal de Viçosa
Daniel Sotto Maior/UFV

Os 98 anos da UFV foram comemorados com toda a comunidade em Sessão Solene realizada, na noite desta quarta-feira (28), no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, do campus Viçosa. Como já se tornou tradição, na noite festiva ocorreu a entrega da maior honraria concedida pela Universidade, a Medalha de Ouro Peter Henry Rolfs de Mérito, em quatro categorias: Ensino, Pesquisa, Extensão e Administrativo. Todos os agraciados demonstraram a alegria e a satisfação com a homenagem, agradeceram seus amigos e familiares pela conquista e relembraram suas trajetórias na instituição.

A Medalha de Mérito em Ensino foi entregue ao professor João Carlos Ker, que há 27 anos é docente no Departamento de Solos. Líder do grupo de pesquisa/CNPq: Processos Pedogenéticos e Planejamento de Uso de Solos, tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Mapeamento, Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos. João Carlos Ker ressaltou que trabalhar como professor da UFV, além de honroso, foi onde se sentiu melhor, pessoal e profissionalmente, e mais útil à sociedade. “Formar pessoas qualificadas e especializadas me passa a sensação de dever cumprido”, afirmou. Ele também ressaltou que a vida de um professor universitário transcende a sala de aula e “exige muita dedicação, resignação, paciência e, principalmente, aprender a interagir e a escutar”.

Também com 27 anos de atuação na UFV, o professor Marcelo José Braga, do Departamento de Economia Rural, foi agraciado com a medalha de Mérito em Pesquisa. Ao longo de sua trajetória, ele tem contribuído de forma significativa para a área de Economia Agrícola e dos Recursos Naturais, além de trabalhar na consolidação da área de Ciências Sociais Aplicadas na UFV, em uma perspectiva multidisciplinar, por meio de suas atividades no Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS), onde é diretor. É bolsista de produtividade do CNPq, de forma ininterrupta por mais de 20 anos, ocupando, atualmente, o nível 1B. Em seu discurso, lembrou que “tem procurado combinar rigor técnico e impacto social em suas pesquisas e projetos, além de buscar contribuir na capacitação de novas gerações de profissionais”.

A medalhista do Mérito em Extensão foi a professora Fernanda Maria Coutinho de Andrade, do Departamento de Educação, onde atua desde 2014 no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Coordenadora dos Programas de Extensão: Divulgação das Plantas Medicinais, da Homeopatia e da Produção de Alimentos Saudáveis e Grupo Entre Folhas Plantas Medicinais, Fernanda conquistou ainda, em 2019, o prêmio da Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais. Durante o recebimento da honraria da UFV, destacou: “represento aqui muitas pessoas que vieram antes de mim, caminham comigo e ainda virão se juntar a essa caminhada. Essa medalha me oportunizou, mesmo em meio a tantos afazeres, reviver e refletir minha trajetória e a encher-me de motivação para continuar”.

A Medalha do Mérito Administrativo foi concedida à técnica Elizabeth Alves Pena, que ingressou em 1995 na UFV, onde trabalhou como secretária no Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal por 12 anos. Atualmente, é secretária no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural, cargo que ocupará até sua aposentadoria, prevista para o final deste mês. Ela disse estar “profundamente grata pelo reconhecimento e pelo aprendizado adquirido ao longo dos anos na instituição” e que “trabalhar na UFV sempre foi uma fonte de orgulho”. Para Elizabeth, tem sido “um prazer atuar no Departamento de Biologia Geral, onde se sentiu acolhida e realizada”, com uma convivência harmoniosa com seus colegas.

Medalha José Valentino da Cruz (Candinho)

Um dos momentos emocionantes da solenidade foi o recebimento das Medalhas José Valentino da Cruz. O nome da honraria é uma homenagem ao ex-servidor da UFV, conhecido como Candinho. Sua 12ª filha, Maria José Cruz da Silva, prestigiou a solenidade e entregou as medalhas aos agraciados. Fizeram jus à honraria 28 servidores técnico-administrativos da Universidade, com 30 anos de efetiva dedicação à instituição, e a servidora técnico-administrativa, com 25 anos de dedicação, Claudia Soares Monteiro da Silva. Ela, que é ex-aluna do Colégio de Aplicação (CAp Coluni) e do curso de Economia Doméstica, ingressou como servidora em 1998 nos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil (LDI) e Humano (LDH) e falou em nome de todos os homenageados, ressaltando que “são muitas vivências, conquistas, desafios, aprendizados...A história da UFV fala também da história de cada um de nós”.

Em um discurso que fez o paralelo entre passado e presente, o reitor Demetrius David da Silva chamou a atenção para o fato de que apenas uma mulher foi agraciada com a medalha José Valentino da Cruz, demonstrando que, se no passado eram poucas servidoras, atualmente, há mais mulheres assumindo cargos na instituição, sinalizando para a diversidade na Universidade. Ele também lembrou que neste ano não há agraciados com a Medalha Bello Lisboa, concedida aos professores que completam 25 anos de trabalho na instituição, porque a UFV não contratou nenhum docente em 1999, já que não havia reposição automática na época. Hoje, há provimento para as vagas de docentes, mas a Universidade enfrenta dificuldades na reposição de técnicos por conta de cargos extintos ou vedados. Mesmo com as limitações orçamentárias acumuladas ao longo dos anos, segundo Demetrius, “continuaremos firmes no propósito de defender a Universidade do modo como temos agido: com racionalidade, planejamento, protagonismo e dinamismo”.

O reitor também destacou que, em 1926, quando a UFV foi criada, “o mundo era um lugar completamente diferente. Contudo, desde o início, nossa missão sempre foi clara: formar cidadãos críticos, preparados para enfrentar e transformar a realidade ao seu redor. Por isso, ao longo de quase um século, nossa instituição tem sido um farol de conhecimento para a sociedade brasileira, berço de inovação e motor para a transformação social”.

A cerimônia de aniversário contou também com a presença da vice-reitora Rejane Nascentes, do ex-reitor Antônio Lima Bandeira, de autoridades da UFV e Viçosa, que ocuparam a mesa e a tribuna de honra, onde também estavam representantes de sindicatos da Universidade, da associação de ex-alunos e das fundações de apoio à instituição. O evento foi aberto pela dupla Eliane Cardoso e Marcos Balbino, com sucessos da música brasileira. 

 

Fonte: UFV