Covid-19: 500 cidades mineiras não registram mortes há um mês

Viçosa chegou a ficar 45 dias sem confirmações, até novo registro nesta semana

Covid-19: 500 cidades mineiras não registram mortes há um mês

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, 500 municípios mineiros estão sem registros de mortes causadas por Covid-19 desde o dia 06 de setembro. O número corresponde a 58% dos municípios do estado.

Em Viçosa, foram 45 dias sem registros de novos casos fatais da doença, nenhuma em setembro. Na terça-feira, 05, uma idosa de 88 anos foi confirmada como a 133ª vítima do coronavírus no município. Durante o mês de setembro, foram registrados apenas 107 novos casos da doença em Viçosa. É o menor número da pandemia desde setembro do ano passado, quando o município registrou 103 novos casos.

Para o governo, os dados comprovam a eficácia da vacinação contra o coronavírus. O percentual de imunização com a primeira dose já chega a 83 % da população acima de 12 anos e, com o esquema vacinal completo, passa de 50% desse público.

Segundo dados apresentados pelo secretário Fábio Baccheretti, a média de pacientes internados no estado vem caindo, chegando a 617 no último dia 5/10. Há duas semanas, eram 716 pessoas hospitalizadas devido à doença. Em quatro semanas, a queda é de 25%.

MINAS CONSCIENTE

Todas as macrorregiões seguem na onda verde do plano estadual criado para a retomada gradual e segura das atividades econômicas. Algumas localidades estão há 10 semanas na fase mais flexível do programa: Centro-Sul, Jequitinhonha, Norte, Oeste, Sudeste e Vale do Aço.

A partir de agora, as reuniões do Comitê Extraordinário Covid-19 serão realizadas a cada 15 dias. O objetivo é dar mais dinamismo aos encontros sem gerar prejuízos às ações de enfrentamento da pandemia, já que as análises de possíveis alterações no Minas Consciente são feitas de duas em duas semanas.