Visconde do Rio Branco retorna para onda amarela do Minas Consciente

Medida começa a valer a partir de hoje, sexta-feira, 20

Visconde do Rio Branco retorna para onda amarela do Minas Consciente

O município de Visconde do Rio Branco retornará para a onda amarela do programa Minas Consciente, a partir de hoje, sexta-feira, 20. A determinação foi confirmada através do decreto nº 183/2020, publicado depois da deliberação emitida pelo Comitê Extraordinário de Covid-19, do Governo de Minas.

A regressão acontece porque o município está inserido na macrorregião de saúde Sudeste que registrou aumento de incidência da doença. A região estava operando na onda verde, que permite o funcionamento de serviços não essenciais com alto risco de contágio (eventos de qualquer natureza e clubes de recreação, etc). 

Com a mudança, Visconde do Rio Branco se une a Ubá, que também faz parte da macrorregião Sudeste e desde outubro (decreto nº6.420/2020) opera na onda amarela. Nesta fase, só podem funcionar os serviços não essenciais com menor risco de contágio, como lojas de vestuário e salões de beleza.

Além da macrorregião Sudeste, também regrediu para onda amarela a região Leste do Sul, da qual Viçosa faz parte. Apesar disso, o município seguirá as determinações para a microrregião, composta por nove municípios, e continuará operando na onda verde. Já Ponte Nova, também da Leste do Sul, deve passar a operar na onda amarela, porém, a Prefeitura ainda não publicou decreto regulamentando a alteração. 

Números da Covid-19 

O município de Ubá até ontem, quinta-feira, 19, totalizava 2.467 casos confirmados da doença, sendo 189 ativos, 2.210 recuperados e 68 óbitos.  Na mesma data, Viçosa tinha 662 confirmações (41 ativos, 617 curados e 4 óbitos) e Ponte Nova 1.024 casos positivos (311 ativos, 690 curados e 23 óbitos). 

O último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Visconde do Rio Branco é de quarta-feira, 18, nele consta 742 casos confirmados (172 ativos, 549 recuperados e 21 óbitos).