Comitê estadual coloca micro de Viçosa na Onda Amarela
Avanço para a Onda Amarela foi aprovado pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e vale a partir deste sábado, 15
A microrregião de Saúde de Viçosa apresentou queda na incidência e na ocupação de leitos e poderá avançar para a Onda Amarela do Minas Consciente, plano criado pelo Governo de Minas para garantir a retomada segura da economia no estado.
A decisão, que passa a valer no sábado, 15,, foi tomada nesta quinta-feira pelo Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no Estado. A micro de Viçosa é a única da macrorregião Leste do Sul autorizada a avançar, portanto, as micros de Ponte Nova e Manhuaçu continuam na Onda Vermelha do Minas Consciente.
O QUE MUDA?
Conforme última atualização do Plano Minas Consciente, todas as atividades podem funcionar durante as ondas vermelha, amarela e verde, mas, para garantir o distanciamento com o menor impacto econômico possível, algumas regras são variáveis dentre essas três ondas, sendo mais ou menos restritivas, conforme momento. A exceção é a onda roxa, onde só podem funcionar as atividades essenciais.
Segundo o Governo de Minas, a onda amarela vale para situações de alerta, que requerem regramento classificado como moderado. Assim, permite medidas mais flexíveis para abertura do comércio e outras atividades, com funcionamento com nível de restrição intermediário.
Assim, nos 9 municípios da microrregião que integram o Minas Consciente atingidos pela decisão do Governo de Minas, mudam-se alguns regramentos, como, por exemplo, o distanciamento linear que deve ser mantido em filas e no alinhamento de mesas, que passa de três metros para 1,5 metro. A limitação de presentes nos ambientes comerciais passar a ser de uma pessoa a cada quatro metros quadrados – na faixa vermelha, era uma pessoa a cada dez metros quadrados.
As novas regras permitem a lotação de 75% das lojas e demais setores comerciais e a realização de eventos com até cem pessoas.
Comentários (0)
Comentários do Facebook