Viçosa seguirá na Onda Vermelha do Minas Consciente

Apesar da mudança autorizada para a microrregião, o município pretende adotar os indicadores da macrorregião Leste do Sul

Viçosa seguirá na Onda Vermelha do Minas Consciente

O município de Viçosa seguirá na Onda Vermelha do plano estadual Minas Consciente. Fontes da Prefeitura Municipal de Viçosa confirmaram ao Folha da Mata que o decreto que manterá o município na Onda Vermelha será publicado na segunda-feira, 17.

Na última quinta-feira, o Comitê Extraordinário Covid-19, que é estadual, reavaliou a situação de Viçosa e, com base nos indicadores de avanço da doença, decidiu migrar a microrregião para a Onda Amarela. De acordo com o plano do Governo de Minas Gerais, a mudança passaria a valer a partir de hoje. Entretanto, na sexta-feira ocorreu uma reunião do COES/Viçosa (Centro de Operações de Emergência em Saúde) e os membros optaram por manter o município na Onda Vermelha, seguindo os indicadores da Macrorregião Leste do Sul.

No Plano Minas Consciente os municípios são enquadrados em Macrorregiões ou Microrregiões e cabe ao gestor municipal optar pela adesão às decisões da macro ou micro. Viçosa, até então, seguia as deliberações estaduais para a microrregião. Mas, a partir de agora, passa a adotar as decisões da macro Leste do Sul, composta por outros municípios de referência, como Ponte Nova e Manhuaçu.

Na prática, segundo o Plano Minas Consciente, todas as atividades podem funcionar durante as ondas vermelha, amarela e verde, mas, para garantir o distanciamento com o menor impacto econômico possível, algumas regras são variáveis dentre essas três ondas, sendo mais ou menos restritivas, conforme momento. A exceção é a onda roxa, onde só podem funcionar as atividades essenciais.

Com o decreto municipal da próxima segunda-feira, algumas outras medidas em âmbito municipal poderão ser adotadas para complementar as regras já impostas pelo Governo de Minas Gerais.