Viçosa: PL que cria Dia Municipal da Seresta é aprovado

A data será comemorada, com a devida sanção do prefeito, todo dia 1º de março

Viçosa: PL que cria Dia Municipal da Seresta é aprovado
Divulgação/Câmara de Viçosa

Foi aprovado, na última segunda-feira (17), o Projeto de Lei (PL) nº 08/2025, que cria o Dia Municipal da Seresta “Zé Boia”. A data será comemorada, com a devida sanção do prefeito, todo dia 1º de março. De acordo com o parlamentar autor da iniciativa, vereador Sérgio Marota (PP), o objetivo é promover ações de resgate e valorização da seresta, reconhecendo-a como uma importante manifestação cultural. O nome dado à data é uma homenagem ao cantor e compositor tradicional no município, José do Espírito Santo Sant’Anna, conhecido como ‘Zé Bóia’, que faleceu em outubro de 2015, aos 84 anos.

Zé Bóia foi o sétimo filho do alfaiate Sant’Anna e de Maria Raimunda Sant’Anna e, filho de família humilde, começou a trabalhar como engraxate aos 10 anos. O músico aprendeu as primeiras notas do violão com seu pai, depois, continuou sozinho. Sua paixão pela música o levou a fundar o  ‘Conjunto de Seresta Zé Bóia’, presença indispensável nas recepções de personalidades da política nacional, como por exemplo, Juscelino Kubitschek, Carlos Lacerda, Tancredo Neves e Eduardo Azeredo, entre outros, em suas visitas a Viçosa.

A seresta é um gênero musical derivado da serenata que surgiu no século XX. Composta com instrumentos portáteis, como violões, flauta e cavaquinho, o estilo musical é um dos pilares da cultura popular brasileira, especialmente em cidades do interior, como é o caso de Viçosa.

Após a aprovação, o músico viçosense Francisco de Assis Costa (Chiquinho Rosado) foi convidado pelo presidente da Casa para se apresentar no plenário. Acompanhado de seu violão, Chiquinho emocionou os presentes com sua interpretação, resgatando a memória de Zé Bóia e celebrando a importância da seresta para a identidade cultural de Viçosa. Uma das filhas do homenageado, Marisa Fiuza, também esteve presente durante a votação e agradeceu aos parlamentares pela aprovação do projeto.