Viçosa fechou prorrogação da campanha contra a pólio batendo a meta nacional

Viçosa fechou prorrogação da campanha contra a pólio batendo a meta nacional

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite ou paralisia infantil foi oficialmente encerrada no dia 31 de agosto.
Em Minas Gerais, a Secretaria Estadual de Saúde deixou a cargo de cada Secretaria Municipal de Saúde decidir se prorrogava ou não o período de vacinação, dado que muitos municípios não atingiram o índice de cobertura considerado ideal para garantir a erradicação da doença.
Em Viçosa o índice de vacinação havia atingido em 91% do público alvo até à data de encerramento da campanha oficial, enquanto a meta propugnada pelo Ministério da Saúde fixa o índice mínimo ideal em de 95%. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu dar continuidade à campanha, até dia 10/09, em busca de levar o município a dar contribuição mais efetiva à proposta da campanha nacional.

O novo balanço

A previsão da vacinação destinada ao público infantil maior de seis meses, para Viçosa, era de atender 3.755 crianças. Até o dia 31, haviam sido vacinadas 3.620 ou 91% da meta proposta.
O balanço final da campanha, divulgado nesta sexta-feira, mostra que nos oito dias de prorrogação da campanha a Policlínica Municipal aplicou mais 176 doses da vacina, uma média de 22 doses aplicadas por dia, elevando para 3.796 o número de crianças imunizadas. Com isso, a campanha local superou o índice mínimo ideal proposto pelo Ministério da Saúde em 1,05 ponto percentual, atingindo 96,05% de índice de cobertura vacinal.

A campanha teve como público alvo as crianças de até 5 anos (incompletos).