Viçosa aguarda novidades sobre a regionalização da Polícia Civil

Posto de PPI de Viçosa está sem perito. Trabalho está sendo feito por peritos da Regional de Ubá

Viçosa aguarda novidades sobre a regionalização da Polícia Civil

A Delegacia de Viçosa aguardava para o início do mês a nomeação de mais dois peritos criminais para o Posto de Perícias Integradas, depois que a Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais nomeou 129 profissionais da área, entre médicos legistas e peritos, para trabalhar em todo o estado.
Infelizmente, Viçosa, mais uma vez, foi deixada de lado.
A Delegacia de Polícia Civil de Viçosa também continua à espera de novidades e informações precisas quanto ao pedido de elevação daquela entidade à categoria de regional, o que, segundo informações repassadas ao jornal por pessoal ligadas à segurança pública do Estado, é praticamente impossível de acontecer.
No mês passado, autoridades da cidade, mais uma vez se reuniram com autoridades da Polícia Civil de Minas Gerais a quem entregaram ofício de número 057/2016 reforçando o pedido de Viçosa sediar uma delegacia regional e argumentando sobre os fundamentos de tais pedidos. O chefe adjunto da Polícia Civil de Minas Gerais, João Otacílio Silva Neto, informou aos presentes que existe a possibilidade de a solicitação ser aceita, contudo restam ainda alguns levantamentos de caráter físico a serem avaliados, e que tão logo sejam concretizados haverá o devido retorno a respeito.
Helder Evangelista (Cherinho - PTC), que está afastado por ter contraído Dengue, é uma dos vereadores que tomaram frente do assunto. Ele enviou correspondência à Câmara, que foi lida na reunião ordinária da semana passada, 5. Na correspondência, Helder pede suporte técnico à Câmara, para que pressione as autoridades do Estado a dar um retorno mais ágil.
As autoridades alegam que a conclusão do pleito pode demorar um pouco, por problemas financeiros que o país enfrenta no momento. Helder também está pedindo apoio aos prefeitos e vereadores de toda a microrregião que seria beneficiada com a regionalização, para que montem uma força-tarefa, além de elaborar um documento à secretaria de Defesa Social reforçando o pedido.
A regionalização da polícia beneficiaria a segurança pública de muitas formas, pois aumentaria o número de policiais, legistas e peritos na cidade, além de melhorias para o Posto de Perícia Integrada (PPI). Viçosa é uma das únicas cidades universitárias no Estado que não sedia uma Delegacia Regional de Polícia Civil.