Defesa Civil combate incêndio na Serra do Brigadeiro

Defesa Civil combate incêndio na Serra do Brigadeiro

A Defesa Civil de Viçosa prestou apoio logístico, entre os dias 26 e 29, à operação de combate a um incêndio florestal realizada no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, em Araponga, a 50 quilômetros de Viçosa.
Por ser a cidade mais próxima que possui aeroporto e Corpo de Bombeiros, Viçosa teve participação efetiva no combate ao fogo, através do 9º Pelotão de Bombeiros Militares, que disponibilizou água para os aviões do estado utilizados na operação, e da Defesa Civil do Município, que deu apoio logístico à operação para conter o incêndio que atingia a importante área verde de preservação ambiental mineira na região de Araponga.
O combate ao fogo se deu por terra e pelo ar. Pela via terrestre, contou com a ação de bombeiros, funcionários do parque e voluntários da região, visando não só a debelar as chamas, como também a construir um acero para evitar que o fogo se alastrasse por todo o parque. O combate pelo ar foi necessário devido ao difícil acesso ao local. Duas aeronaves com capacidade para transportar até 2 mil litros de água cada, foram enviadas pelo estado, sendo que cada uma delas fez pelo menos 20 voos até que o fogo fosse controlado, informou o chefe da Defesa Civil Municipal de Viçosa, Rodrigo Cardoso.
O incêndio atingiu pelo menos 40 hectares de mata do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e outros quase 200 hectares no entorno ao Parque entre as cidades de Fervedouro e Araponga. De acordo com o diretor da Unidade de Conservação, José Roberto Mendes de Oliveira, os primeiros focos do incêndio surgiram no último dia 22. Ainda segundo ele, o fogo saiu do controle dos brigadistas na sexta-feira, 27. Ainda conforme Oliveira, quase 200 hectares de área também foram atingidos no entorno do parque.