Vereador propõe noções de Educação Financeira para o Ensino Fundamental das escolas municipais

Projeto deve passar pela segunda votação na reunião marcada para o dia 3 de junho

Vereador propõe noções de Educação Financeira para o Ensino Fundamental das escolas municipais

Durante a reunião ordinária da Câmara de Viçosa de segunda-feira (27), foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei (PL) nº 009/2024, de autoria do Vereador Rogério Fontes (PP). O PL visa introduzir noções de educação financeira no currículo do Ensino Fundamental I e II das escolas municipais.

O PL destaca a importância da educação financeira desde a infância, com o objetivo de formar cidadãos financeiramente conscientes, prevenir o endividamento excessivo, estimular o empreendedorismo e a sustentabilidade econômica, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais equitativa e sustentável. A proposta prevê que o tema seja abordado em atividades escolares específicas, preferencialmente com a presença de um professor qualificado. O projeto também menciona a possibilidade de o Poder Executivo celebrar convênios com instituições de ensino superior ou outras entidades especializadas em educação financeira.

Na defesa da proposta, o vereador Rogério, que também é contador, ressaltou a necessidade de ensinar noções básicas de finanças aos alunos desde cedo. "As pessoas, muitas vezes, não sabem administrar o seu próprio dinheiro. É um projeto que institui noções básicas de finanças aos alunos do ensino fundamental I e II", afirmou.

O vereador Bartomélio Martins (PT) manifestou a intenção de propor uma emenda ao PL, enfatizando a importância do conhecimento financeiro transversal no currículo escolar.