Vereador denuncia diversos problemas vividos pela comunidade do Buieié

Raphael denunciou que a comunidade sofre com dificuldades de acesso à saúde, no transporte e outros serviços básicos, como saneamento e iluminação

Vereador denuncia diversos problemas vividos pela comunidade do Buieié
Divulgação/Câmara de Viçosa

O vereador Raphael Gustavo (PSD) apontou, durante a última reunião da Câmara, realizada na segunda-feira (10), as dificuldades enfrentadas pela comunidade quilombola do Buieié, especialmente em relação ao acesso à saúde, o transporte e outros serviços básicos.

Segundo o vereador, representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) estiveram na comunidade e constataram diferentes problemas vividos pela população. Raphael relatou o caso de uma moradora que, após receber uma receita errada de medicamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Novo Silvestre, dormiu por 24 horas.

O vereador também destacou as dificuldades enfrentadas pelos moradores para acessar a unidade, devido à falta de transporte adequado. “Os moradores precisam pagar quatro passagens de ônibus ou, em alguns casos, caminhar longas distâncias para serem atendidos”, ressaltou o vereador.

Além dos problemas de saúde, Raphael também mencionou outras carências da comunidade. A falta de saneamento básico é considerada uma das questões mais urgentes, já que o esgoto da localidade é lançado diretamente nos cursos d’água, sem passar pelo tratamento adequado. Outro problema destacado foi a escassez de horários de ônibus, especialmente nos finais de semana e à noite.

O vereador filiado ao PSD ainda comentou sobre a falta de iluminação em algumas ruas da comunidade, devido a instalações não concluídas pela Cemig, e informou que a localidade está sem abastecimento de água desde sexta-feira. Apesar de o SAAE já ter sido notificado sobre o problema, ainda não houve uma resposta.

Ao final do discursivo, Raphael anunciou que será apresentado uma Moção de Repúdio em relação a todas as situações e informou que, por meio da deputada estadual Ana Paula Siqueira (REDE), foi destinado um recurso de R$ 200 mil para a cidade de Viçosa, dos quais R$ 100 mil serão encaminhados para a comunidade quilombola de Buieié.