UFV promove encontros sobre Saúde da Pessoa Idosa
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) realizou, nos últimos dias 7 e 8 de novembro, rodas de conversas com integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS) com 60 anos ou mais de idade e com gestores e profissionais da rede municipal e assistência social. O objetivo foi apontar questões que poderão contribuir para a atualização da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), aprovada em 2006.
O diálogo teve como foco o mapeamento, compreensão e priorização dos problemas centrais vivenciados pelas pessoas idosas usuárias do SUS, as possíveis causas para essas dificuldades, bem como os caminhos para o seu enfrentamento e superação.
As rodas de conversas na UFV foram organizadas pelo programa de extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), coordenado pelo Departamento de Nutrição e Saúde. Além de contribuir com subsídios para revisão e atualização da PNSPI, elas propiciaram um importante diagnóstico local, realizado de forma participativa e com escuta da gestão e dos usuários.
Viçosa é uma das cidades selecionadas para representar a região Sudeste em uma pesquisa que fundamentará essa atualização. A outra representante é Santos (SP). A pesquisa para atualização da PNSPI está em curso nas cinco regiões do país e vem sendo coordenada pelo grupo de trabalho Envelhecimento Saudável e Participativo, da Universidade de Brasília (UnB), e a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Primária em Saúde (Copid), do Ministério da Saúde.
Fonte: UFV
Comentários (0)
Comentários do Facebook