Da UFV à Amazônia: Projeto Rondon abordará o combate à violência contra a mulher
Os estudantes da UFV irão à Tabatinga, cidade em que o professor da instituição e coordenador do Projeto Rondon, Guilherme Martin, viajou para entender as reais necessidades

No último dia 05 de abril, o professor e coordenador do Projeto Rondon da UFV, Guilherme Martin, viajou à Amazônia para iniciar os trabalhos de mapeamento das reais necessidades da população local. Ao retornar para Viçosa, no último dia 12 de abril, Guilherme cedeu informações exclusivas ao Folha da Mata sobre a viagem.
Segundo o professor, Tabatinga foi a cidade escolhida para receber o conjunto de oito estudantes de graduação da UFV. Para entender as demandas existentes, ao longo dos 7 dias, Guilherme se reuniu com as autoridades do município, caciques das comunidades indígenas locais, professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e integrantes da Segurança Nacional.
“As conversas foram muito proveitosas. Houve bastante demanda na área dos direitos humanos, especialmente no combate à violência contra a mulher, demandas relacionadas à saúde, nas áreas de agricultura familiar, produção e trabalho, de maneira a estimular a geração de renda junto à comunidade local.”, ressalta o coordenador.
No último dia, após o levantamento de demandas em Tabatinga, o professor retornou à Manaus para discutir as impressões da viagem, alinhando possíveis ações para suprir as necessidades reais da região, bem como demais atividades a serem promovidas e desenvolvidas pelos estudantes da UFV.
Agora, com o retorno à Viçosa, Guilherme segue com os trabalhos de escolhas dos rondonistas através do processo seletivo iniciado em março deste ano. Ao todo, 166 estudantes de graduação se interessaram em participar voluntariamente do programa. No entanto, apenas 75 tiveram suas inscrições efetivadas e seguiram para as próximas etapas do processo.
Dentre os interessados, somente 12 serão selecionados, sendo que, destes, oito viajarão à Amazônia e quatro comporão o cadastro reserva, podendo ser chamados para a viagem posteriormente. Até o momento, os candidatos tiveram de realizar uma dinâmica de grupo, com o tema principal sendo sobre a crise de uma fábrica em meio a demandas urgentes. Depois, foram entrevistados para análise das principais competências e, posteriormente, seguirão para capacitação e início dos trabalhos referentes ao Projeto Rondon.
De acordo com professor Guilherme, o comitê interno da UFV pretende selecionar candidatos que estejam em pelo menos um dos quatro perfis: Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho. Ele afirmou ainda que os aprovados precisam ser capazes de conversar em uma linguagem acessível, ser resilientes e que consigam suportar um ambiente completamente diferente. O resultado final dos selecionados será divulgado no dia 31 de março, conforme cronograma do edital.
Professor Guilherme Martin
Guilherme é pesquisador e professor do Departamento de Microbiologia da UFV. Ele se formou em Ciências Biológicas pela Unesp, é mestre e doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela USP e já foi pesquisador do TEAGASC, instituição irlandesa. Hoje, é líder do Laboratório de Microbiologia de Produtos Fermentados (FERMICRO) e editor do livro "Microbiologia de Alimentos Fermentados" (Editora Blucher, 2022). Em 2023, Guilherme foi um dos professores adjuntos do Projeto Rondon daquele ano, realizado no sertão baiano.
Comentários (0)
Comentários do Facebook