Três em cada dez crianças e adolescentes são ofendidos na internet, diz pesquisa

Pesquisa ressalta ainda que 24?s crianças e adolescentes usam de forma excessiva a internet.

Três em cada dez crianças e adolescentes são ofendidos na internet, diz pesquisa
Valter Campanato/Agência Brasil

Três em cada dez crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos de todo o país (29% do total) já enfrentaram situações ofensivas ou discriminatórias na internet e que as deixaram chateadas, é o que aponta a pesquisa TIC Kids Online Brasil divulgada ontem, quarta-feira (23).

O levantamento, realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), ressalta ainda que 24% do total gostaria de acessar menos a rede, mas não conseguem diminuir o tempo à frente das telas. Outros 22% já se viram navegando sem realmente estar interessado em um assunto específico e 22% confirmou que o uso excessivo impediu de executar alguma tarefa da escola ou sair com os amigos.

“Trouxemos essa percepção para alimentar esse debate e, a partir dessas evidências, criar orientações e regras que melhorem a qualidade, o aproveitamento e o benefício do uso da internet por crianças e adolescentes”, falou a coordenadora da pesquisa.

Um outro estudo, divulgado pelo Instituto Alana do Datafolha, apontou que a maioria dos brasileiros (92%) acredita que as crianças e adolescentes estão viciadas em redes sociais e que é muito difícil eles se defenderem sozinhos de violências e conteúdos inadequados para sua cidade.

Outro dado levantado pela pesquisa é de que nove em cada dez brasileiros acreditam que as empresas fazem menos do que o suficiente para proteger crianças e adolescentes destes conteúdos e que novas medidas precisam ser tomadas para prevenção e proteção.

Segundo a coordenadora do projeto, Luisa Adib, uma forma de evitar o uso excessivo da internet é estabelecendo regras como controle e limitação de tempo, bem como orientando as crianças e adolescentes em relação a utilização consciente das redes sociais e outras plataformas digitais.

 

Fonte: Agência Brasil