Teatro na programação dos 90 Anos da UFV

Teatro na programação dos 90 Anos da UFV

O Espaço Fernando Sabino sedia, nesse domingo, dia 04, às 20 horas, o espetáculo Farsa da Boa Preguiça. A exibição compõe a programação cultural pelas comemorações dos 90 anos da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Durante os meses de agosto e setembro, uma diversidade de promoções artísticas e de lazer voltadas para as famílias tanto da comunidade ufeviana como viçosense vem acontecendo.
O espetáculo é uma adaptação do livro homônimo de Ariano Suassuna, escrito na década de 60, sendo resultado de uma série de pesquisas realizada pela Mutum Companhia Teatral sobre as linguagens utilizadas no teatro popular, passando por elementos da Comédia Dell´arte e o Teatro Mambembe. Técnicas como a utilização do teatro de máscaras, resultando em uma montagem onde se explora o uso de elementos simples, como a utilização do bambu como base de cenografia, os degradês de cores fundamentais nos figurinos entre outros são alguns destaques deste espetáculo.
Os próprios atores cantam, dançam e tocam diversos instrumentos como violão, escaleta e percussão. A peça recebeu os prêmios de melhor cenário, melhor trilha sonora, melhor figurino, melhor ator para Fabiano Martins e melhor Direção com Cassiano Camisão, nos festivais que participou até o momento, e é sucesso de crítica na região.
Em 2016, foi contemplado com o prêmio Cena Minas de Circulação de Espetáculos Teatrais e com o Fundo estadual de Cultura para realizar Circulação por cidades Mineiras.
A Mutum Cia. Teatral
A Cia Teatral Mutum é um grupo formado em 2012, composto por atrizes e atores profissionais com mais de 10 anos de fazer teatral, que vieram de outras companhias e se juntaram para criar um novo grupo com administração e linguagem própria. A Cia vem trabalhando a diversidade com o objetivo de levar a mensagem de um teatro verdadeiro que transforme a vida das pessoas e dos lugares por onde passa. Desde sua criação a companhia já realizou oficinas teatrais, intercâmbios com grupos de outras cidades, participaram de apresentações, cursos e encontros, como o Encontro Internacional de Palhaços de Cataguases e o Curso de Teatro Físico baseado em Etiénne Decroux, em Lisboa, Portugal.