Semana da Mulher Rural completa dez anos estimulando protagonismo feminino
Até quinta-feira (27), cerca de 300 mulheres estarão diariamente no campus da UFV para participar da programação
“Nunca faltei”, destacou empolgada a produtora Maria Neuza Acácio de Jesus. Ela já participou de todas as edições da Semana da Mulher Rural e não poderia ser diferente na décima, aberta na manhã desta terça-feira (25), no Espaço Fernando Sabino, do campus Viçosa da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ela ressaltou que em todas as edições se emociona, aprende muito e leva as novidades para a produção e comercialização de café e pimenta, na pequena propriedade que mantém com o marido, em São Miguel do Anta, e seus dois filhos, atualmente estudantes de Cooperativismo e Agronomia na UFV, sinalizando que a relação com a Universidade renderá ainda mais frutos.
Se algumas participantes são veteranas, há também as novatas, repletas de expectativas para o evento, como Geovana Aparecida Rodrigues, de Pedra do Anta. Ela lembrou que, há poucos anos, as mulheres não tinham essa visibilidade, nem autonomia para dizer que eram produtoras rurais, e, agora, cada vez mais, percebem o quanto são importantes para a economia doméstica e para toda a sociedade. Representando as participantes durante a mesa de abertura, Geovana desejou que todas aproveitem essa oportunidade e que cada vez mais mulheres possam participar do evento, para crescer, alcançar mais conquistas e encorajar outras.
Na abertura, esteve presente o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, que falou do simbolismo e alegria em receber 900 mulheres durante três dias no campus Viçosa. Ele afirmou que a programação foi preparada com muito carinho para proporcionar que as participantes aprendam, mas sobretudo ensinem muito umas às outras. O reitor também agradeceu pela parceria tão profícua estabelecida entre a UFV, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e as prefeituras dos municípios envolvidos com a realização do evento.
Essa parceria também foi evidenciada pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes. Na sua opinião, a Semana realiza um trabalho muito importante ao estimular o empreendedorismo feminino e, consequentemente, tornar o agronegócio mais forte, já que o protagonismo das mulheres no campo é uma realidade.
Até quinta-feira (27), cerca de 300 mulheres estarão diariamente no campus Viçosa para participar da programação que conta com bate-papos, trocas de experiências e atividades diversificadas, como dinâmicas e o cantinho da beleza. No total, elas virão de 48 municípios mineiros atendidos pela Emater-MG.
Fonte: Diretoria de Comunicação Institucional da UFV
Comentários (0)
Comentários do Facebook