Projeto visa contratar instituições privadas para administrar escolas públicas em MG

Escolas que apresentaram indicadores educacionais abaixo da média estadual serão as prioridades do projeto "Somar"

Projeto visa contratar instituições privadas para administrar escolas públicas em MG

Um edital para a seleção de instituições privadas para administrar três escolas públicas da cidade, em um projeto-piloto do Governo de Minas Gerais foi publicado nesta quarta-feira, 28. A Secretaria de Estado de Educação (SEE) afirmou que o objetivo é estimular a gestão compartilhada das escolas estaduais que oferecem o ensino médio. O novo sistema poderá ser implementado a partir de 2022.

Por enquanto, participam do projeto as Escolas Estaduais Coronel Adelino Castelo Branco, em Sabará; Maria Andrade Resende e Francisco Menezes Filho, em Belo Horizonte. Os três colégios têm aproximadamente 2.100 estudantes. As companhias selecionadas para o trabalho deverão ser organizações sociais privadas sem fins lucrativos. O edital prevê um contrato com pagamento anual R$4.927,35 por aluno matriculado, o que pode chegar a R$ 10,3 milhões considerando o número de alunos matriculados nas três instituições.

A SEE destacou que escolas que apresentam indicadores educacionais abaixo da média do estado serão o foco do projeto chamado Somar, para a melhoria da qualidade do ensino a partir de um novo modelo de gestão e a busca por diferentes estratégias para a implementação do Novo Ensino Médio cada vez mais atrativos para os jovens.

O edital ainda não foi concluído, contudo, de acordo com alguns itens já divulgados, a instituição administradora deverá:

  • Disponibilizar o imóvel para a execução das atividades escolares;
  • Disponibilizar todos os bens móveis que guarnecem a unidade escolar para a execução das atividades escolares;
  • Manter o pagamento das contas de energia e água do imóvel onde estiver situada a escola;
  • Nomear e remunerar os servidores selecionados pela OSC para o cargo em comissão de Diretor de Escola, a função de vice-Diretor de Escola e o cargo em comissão de Secretário de Escola;
  • Designar o Gestor da Parceria e acompanhar a execução das atividades;
  • Realizar o acompanhamento das atividades por meio do serviço de inspeção escolar, conforme as normativas existentes.