Projeto que atua no presídio e na Apac é homenageado na Câmara de Viçosa

Homenagem foi requerida pelo vereador Bartomélio Martins

Projeto que atua no presídio e na Apac é homenageado na Câmara de Viçosa

O vereador Bartomélio Martins (PT) homenageou, na reunião da Câmara Municipal de Viçosa na segunda-feira (20), um Projeto de Extensão Multidisciplinar que visa as garantias fundamentais de ressocialização no presídio e também na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC).

Em justificativa, o parlamentar ressaltou que a forma de punição mais severa é a restritiva da liberdade de ir e vir, ou seja, a prisão do indivíduo, e que, apesar de o intuito ser punir condutas delituosas e ressocializar o sujeito, o ambiente não é propício para a reeducação, pois “nada se ensina sobre respeitar a dignidade do outro com a ausência de tratamentos condizentes”. Bartô continua explicando que o intuito do projeto é garantir os direitos fundamentais daqueles que estão privados de sua liberdade, auxiliando os recuperandos do presídio e da APAC, em questões jurídicas sobre os processos pessoais, acompanhamento e assistência à saúde.

“Não basta somente usar a força como muitas pessoas pensam, mas nós precisamos agir de forma inteligente, e esse projeto (...) apresenta esse processo de conseguir ressocializar o indivíduo, trazer ele para a sociedade de forma que ele não volte mais a cometer os crimes”, reforçou o parlamentar.

Após a entrega da placa alusiva à representante do projeto Alice Russi, o vereador Bartomélio também realizou a entrega de certificados em reconhecimento pelo trabalho desempenhado no Projeto de Extensão à: Alice Aparecida Gomes, Bruna Tereza Perreira, Cristiano Viana, Dayane Marcela da Silva, Danielle Martins, Gabrielly Vitória Silva, João Pedro Lehner, João Victor da Silva, Júlia Lopes, Luana Freitas, Rannya Carolina de Oliveira, Reginaldo Luis da Silveira, Renata Silva, Thereza Bittencourt, Thiago Hernan, Verônica Russi e Vinicius Santiago.

Durante sua fala, Alice Russi contou um pouco do início do projeto que surgiu após uma visita acadêmica guiada “desde então fiquei com isso na cabeça ao ver aquela situação tão indigna dentro dos presídios”. A proposta inicial era de levar jovens alunos para conhecerem o ambiente do presídio, porém percebeu-se que seria muito mais benéfico à comunidade carcerária um projeto que levasse garantias aos recuperandos. Alice ainda convidou seus colegas que estiveram presentes na homenagem para contar um pouco do trabalho exercido por eles nas áreas do direito, serviço social, enfermagem, odontologia, farmácia, nutrição, educação física e fisioterapia, e finalizou agradecendo ao vereador pela homenagem e apoio recebido.

 

Fonte: Câmara de Viçosa