Mais treze pessoas presas em operação da Polícia

Investigação teve início no começo do ano e foi motivada pelo combate ao tráfico de drogas, pela quantidade de armas em poder de criminosos, e pelo elevado número de homicídios registrados na cidade e na região.

Mais treze pessoas presas em operação da Polícia

Dando prosseguimento às investigações realizadas com o objetivo de desmantelar as quadrilhas envolvidas com o tráfico de drogas em Viçosa, a polícia realizou na manhã desta sexta-feira, 8, a Operação Coruja, em vários bairros da cidade à procura de drogas, armas de grosso calibre, dinheiro e outros objetos de valor de origem duvidosa, afim de apreendê-los e fragilizar o poder financeiro dos criminosos.

A ação da polícia culminou na prisão de nove homens e quatro mulheres em cumprimento de cinco dos 10 mandados de prisão expedidos pela justiça. 27 mandados de busca e apreensão também foram cumpridos, resultando no recolhimento de cinco pistolas, dois revólveres, uma cartucheira, três coletes balísticos, 103 cartuchos de diversos calibres e três rádios HT que eram usados na frequência de comunicação da Polícia Militar. Além disso, os policiais apreenderam meio quilo de cocaína, porções de maconha e uma balança de precisão que estavam em poder dos envolvidos.

A operação envolveu o trabalho de 30 policiais militares vindos do batalhão de Leopoldina e 20 policiais civis que se deslocaram das cidades vizinhas. Equipes de policiais Civis de Ubá, Ervália, Teixeiras e Piranga também participaram da operação.

Segundo informações da polícia, as armas apreendidas serão periciadas o que, possivelmente, ajudará a elucidar alguns dos homicídios ocorridos na cidade, já que muitas das vítimas foram mortas por disparos de arma de calibre ponto 40 e calibre 9 milímetros, coincidentes com os das armas apreendidas nessa operação.

Em entrevista coletiva concedida à imprensa, o delegado chefe da Delegacia de Viçosa, José Donizette Teixeira, falando dos resultados positivos da operação realizada, elogiou o trabalho de inteligência e troca de informações que vem sendo implementado em Viçosa desde a chegada do novo comandante da Cia. Especial de Polícia Militar, tenente coronel Machado.

Em sua fala, o tenente coronel Machado destacou que o número de crimes de homicídio e de tentativa de homicídio em Viçosa e micro região vem se mantendo no mesmo patamar registrado nos últimos anos. O que mudou, segundo ele, é que os criminosos estão hoje usando armas de maior poder de letalidade, de maior calibre. “Os bandidos usavam revólveres e pistolas de, no máximo, calibre 38 e, hoje, é comum pessoas serem alvejadas por disparos de arma de calibre ponto 40 e de 9 milímetros, de uso restrito das forças policiais e forças armadas”, disse.

O comandante Machado também enalteceu o trabalho realizado pelas forças policiais e pelo do Ministério Público e Justiça Criminal de Viçosa, que foram ágeis na expedição dos mandados necessários à operação, colaborando para que as polícias Civil e Militar de Viçosa consigam ter êxito nas ações visando desarticular as quadrilhas de criminosos envolvidos com o tráfico de drogas na região. Ele avalia que as últimas operações realizadas em Viçosa neste ano deram um duro golpe na bandidagem, tirando das ruas mais de 30 elementos que, em sua maioria, permanecem encarceradas e, além disso, dinheiro, motos, carros, drogas e armas foram apreendidos, enfraquecendo o poder econômico dos bandidos, enfatizou o comandante.

O delegado José Donizete disse que os índices de violência em Viçosa não estão acima da média de cidades do mesmo porte.

Todos os presos foram levados ao Instituto Médico Legal de Viçosa e submetidos a exames de corpo de delito, antes de serem conduzidos ao Presídio de Viçosa.

12 pessoas já haviam sido presas noutra operação

No dia 28 de março, a Polícia Civil de Viçosa realizou a “Operação Estrelas”, quando cumpriu 17 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão visando desmantelar uma quadrilha ligada ao tráfico de drogas que agia na cidade. Naquela ocasião, 70 policiais civis de Viçosa e de cidades vizinhas, além de um helicóptero, participaram da operação, que além da prisão dos 10 envolvidos, apreendeu bens, dinheiro e armas que estavam em poder desses elementos, sendo quatro carros, seis motocicletas, cordões e pulseiras de prata e ouro, 15 porções de substância semelhante a cocaína, uma pistola calibre 9 milímetros, várias espingardas e grande quantia de munições de diversos calibres, além de eletrodomésticos e equipamentos de informática e telefonia celular.

Doze pessoas foram presas: Cleiton Fialho Hust (Cleiton Oreia), 26, Aparecida Fialho, 45, mãe de Cleiton Oreia, Gleisson Fialho Costa (Nem), irmão de Cleiton, Ana Carolina Saraiva Guimarães, esposa de Nem, Priscila Fialho, irmã de Cleiton, Marcos Vinícius Cardoso Ferreira (Azulão), 21, Wellington Martins Silva (Baby), 21, Igor Soares da Silva, 19, Lucas Adão Abreu e Rodolfo Fialho dos Santos, Vicente Isidoro da Conceição, 62, (já libertado) e Mário Luís Moreira (Mário Mutum), 49. Todas as três mulheres presas naquela ocasião já foram libertadas pela justiça.

Matéria na Rede Globo

Os dezoito assassinatos ocorridos em Viçosa em 2015, repercutiram negativamente na mídia nacional e foram destaque no jornal “Bom dia Brasil”, da Rede Globo.

Na matéria veiculada, tem-se a impressão de que os viçosenses estão vivendo numa zona de guerrilha. Erradamente, a notícia veiculada pela Globo informa que 22 pessoas foram assassinadas em Viçosa, enquanto que o número real é 18. Além das 18 mortes em Viçosa, outras três pessoas foram mortas em Cajuri e duas em Coimbra. Outra informação errada é a de que três grupos de traficantes disputam o controle do tráfico de drogas na cidade. Segundo a polícia, esta informação não é verdadeira e o que se vê aqui, em sua grande maioria, é o assassinato de jovens, do sexo masculino, de baixa renda e escolaridade, sendo mortos por algum envolvimento com o tráfico ou consumo de drogas.

Na matéria, o jornal da Globo reproduz trechos de uma interceptação telefônica que mostra a negociação de um fuzil com lançador de granada, que nem se sabe se foi comprado e se está na cidade.

Outra informação equivocada, veiculada pela Globo, é a de que Viçosa possui 72 mil habitantes. Na verdade, este número já está próximo dos 100 mil, já que a grande maioria dos estudantes, tanto da UFV quanto de outras faculdades da cidade, não são computados nas estatísticas do IBGE.